Atividade Física da Atenção Básica

A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos momentos, como ao se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou estudo, ao realizar tarefas domésticas ou durante o tempo livre. Os exercícios físicos também são exemplos de atividades físicas, mas se diferenciam por serem atividades planejadas, estruturadas e repetitivas com o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado, além de serem prescritos por profissionais de educação física.

Quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na sua vida, maiores os benefícios para sua saúde. Sendo que alguns desses benefícios são: o controle do peso; a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres; a diminuição da chance de desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes (alto nível de açúcar no sangue), pressão alta e doenças do coração; a melhora da disposição: e a promoção da interação social.

No Inquérito de Saúde realizado no município de São Paulo (ISA-capital) 2015, 83,7% da população foi considerada fisicamente ativa. É possível que uma pessoa atinja a recomendação, mas ainda esteja exposta a comportamento sedentário. Políticas de saúde voltadas para redução do tempo sentado têm o potencial de reduzir a mortalidade por todas as causas, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica, podendo aumentar em média 0,23 ano a expectativa de vida do indivíduo.

Existem várias modalidades de Práticas Integrativas que promovem o estímulo à atividade física também, como as Práticas Corporais Chinesas (Tai Chi Pai Lin, Lian Gong), Yoga, Dança Circular Sagrada dentre outras modalidades.

Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, informe-se e participe das atividades físicas disponíveis.
Saiba mais sobre:

Academia da Saúde

Saúde Integrativa

Guia de Atividade Física da OMS 2020

Cards Oficiais do Guia de Atividade Física para a população brasileira

Boletim ISA Capital – SP 2015 Atividade Física na cidade de São Paulo

 

Intersecretarial - atividade física nas demais Secretarias de PMSP:

- Secretaria Municipal de Esportes- Centros Esportivos de SEME

- Atividades dos Centros Esportivos

- Secretaria Municipal de Educação – atividades físicas nos CEUS