DESCASQUE MAIS, DESEMBALE MENOS - CAMINHO PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados

Alimentos ultra processados como biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes, macarrão “instantâneo”, sopas prontas, molhos prontos, maionese, embutidos – são nutricionalmente desbalanceados, altamente calóricos, apresentando excesso de sódio, açúcar e gordura, e tendem a serem consumidos em excesso, uma vez que são formulados para que sejam extremamente saborosos criando dependência.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de 400g de frutas, verduras e legumes (FLV), o que equivale a aproximadamente cinco porções. Segundo dados do VIGITEL, 2020, menos de 1/3 da população adulta paulistana (24%) consomem o recomendado.

Aumentar o consumo de FLV é uma das recomendações nutricionais relacionadas à prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis - DCNT (obesidade, câncer, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares), responsáveis pelas principais causas de morbimortalidade no Brasil.

Alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, devendo estar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo, sendo acessível do ponto de vista: físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade; atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas.

O Guia Alimentar para População Brasileira, adulta e crianças, apresenta um conjunto de informações, análises, recomendações e orientações sobre escolha, combinação, preparo e consumo de alimentos que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo.

Guia alimentar para a população brasileira Promovendo a Alimentação Saudável

Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos versão resumida (link do PDF quebrado)

Na cozinha com as frutas, legumes e verduras

 

Saiba mais:
Visite a página da Saúde Nutricional.