Busca Ativa de DCNT: Protocolo da Linha de Cuidados das DCNT da AB do MSP

UBS realiza o planejamento da Busca Ativa (BA) ou Rastreamento para a detecção de FR, sinais e sintomas de DCNT e detectar possíveis doentes

Planejar, programar o rastreamento das DCNT para detecção precoce de FR e sinais e sintomas precoces dentro da UBS e na área de abrangência da UBS (Busca Ativa, Rastreamento, Campanhas, Visitas domiciliares). “Aguardar o cidadão residente procurar a UBS, já com sintomas de DCNT, não altera de forma alguma a estatística de epidemia da morbimortalidade por DCNT.

Dentro da UBS e em sua área de abrangência (para os residentes e não residentes que frequentam a área de abrangência, os espaços coletivos como igrejas, espaços de lazer, locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, locais de estudo, etc...).

Ações em Busca ativa: levantamento de queixas, aferição de PA, testes rápidos, e outros em busca de sinais e sintomas de alerta, realizar rastreamento para DCNT. Valores acima do esperado devem ser confirmados e encaminhados para diagnóstico. Sempre que necessário encaminhar (equipe, atendimento em grupo, consulta de enfermagem, etc.).

Planejar campanhas de Rastreamento conforme protocolos estabelecidos e ou necessidades da população da área de abrangência.

Preencher a Ficha de Atividade coletiva. Se a Busca Ativa tiver características de atendimento ou de avaliação e ou procedimento coletivo, preencher a parte de trás com a identificação do CNS do cidadão.

Clique aqui e assista ao vídeo sobre Busca Ativa