Webinares “Cuidando de Todos” Doenças Crônicas Não Transmissíveis na AB do MSP

A área técnica das DCNT/SH está promovendo uma série de Webinares com o objetivo de auxiliar a intensificação das ações de implementação das ações promoção e promoção para as DCNT, tendo como base os protocolos das DCNT na Atenção Primária à Saúde e também, tendo em vista a importância das co morbidades nos trágicos desfechos da epidemia, a associação DCNT e COVID 19, para o enfrentamento das pandemias e pós-pandemias.


Faça o download do webinar 1 | O cuidado às DCNT na atenção básica: o que muda com a pandemia?

 

Este foi o primeiro webinar de uma série de atividades que estão sendo planejadas pela área técnica das DCNT/SH da Atenção Básica da SMS SP, com o objetivo de auxiliar as ações de promoção e prevenção das DCNT na Atenção Primária à Saúde e do enfrentamento às DCNT no atual contexto da pandemia e pós-pandemia. Estará à disposição no site da área técnica das DCNT da AB para serem vistos a qualquer momento e utilizados pelos profissionais nas UBS.

A Área Técnica de DCNT/SH da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo coloca à disposição, a gravação/vídeo “O Cuidado às DCNT na atenção básica: o que muda com a pandemia?”, realizado no dia 15/05.

#PraCegoVer: printscreen da tela do computador, na página no Facebook onde foi realizado o Webinar com os profisionais: Dra. Solange Saboia (Covisa SMS/SP); Dr. Edmir Peralta (Atenção Básica SMS/SP); Dr. Milton Lapchik (Covisa SMS/SP); Dr. Luiz Bortolotto (Incor - HCFMUSP e SBH); e o mediador Germano Guimarães (Tellus)

Agradecemos a presença do Dr Edmir Peralta Rollemberg Albuquerque (Atenção Básica), Dr Milton Lapchik (COVISA), Dra Solange Saboia (COVISA) e Dr Luiz Bortolotto (INCOR/HCFMUSP/SBH) pela colaboração. Nesta atividade foram abordados temas essenciais para este momento com apresentações de informações sobre a epidemia covid 19 e a abordagem associada às DCNT na Atenção Primária em Saúde.

Dra Suely Miya Shiraishi Rollemberg Albuquerque
AT DCNT/SH AB SMSSP
08/06/2020
 

Faça o download do webinar 2 | SMS-SP - Cuidando de Todos contra o Coronavírus | As doenças cardiovasculares na pandemia


Este webinar é o segundo da série e demais ações que fazem parte de uma estratégia mais ampla da Área técnica das DCNT/SH da Atenção Básica para o enfrentamento das DCNT no atual contexto da covid-19, chamada CUIDANDO DE TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS. Tal estratégia está vinculada ao novo protocolo clínico e linha de cuidado "Cuidando de Todos: DCNT na APS do MSP", recentemente publicado em diário oficial.

A Área Técnica de DCNT/SH, da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo coloca à disposição no site e convida a todos para assistirem ao segundo Webinar - Cuidando de Todos Contra o Coronavírus, dessa vez com o tema "As doenças cardiovasculares na pandemia", que foi realizado no dia 05/06 (sexta-feira), Este conteúdo pode ser acessado no site da área técnica e ser utilizado a qualquer momento.

Os principais objetivos do webinar são discutir impactos da pandemia do coronavírus (covid-19) no cuidado às doenças cardiovasculares e seus fatores de risco, tendo em vista o cenário de isolamento social; promover conteúdos e informações de utilidade pública e com base em evidências, com foco nos profissionais de saúde, com a participação de todos.

 #PraCegoVer: nessa printscreen da tela do Facebook durante a live estão: dr. Amaury Amaral da Secretaria Municipal da Saúde, dr. Álvaro Avezum da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e o mediador Germano Guimarães da Tellus

 

Agradecemos as prestimosas participações do Dr. Amaury Amaral (Secretaria Municipal de Saúde-SP) e Dr. Álvaro Avezum (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

Esperamos que, assim como o primeiro, este webinar e as demais ações da estratégia possam colaborar com o serviço da atenção básica, com a orientação aos profissionais da saúde nos territórios e com a divulgação de informações relevantes para a população em geral.

Dra Suely Miya Shiraishi Rollemberg Albuquerque
AT DCNT/PMAISH AB SMSSP
08/junho/2020
 

Faça o download dos vídeos | A Importância das DCNT na APS do MSP: Protocolo Cuidando de Todos

O vídeo é mais uma forma de Encontro virtual, dando continuidade ao Encontro realizado em 27 de janeiro, para coordenadores e interlocutores regionais de DCNT, para supervisores e interlocutores de DCNT das STS, gerentes das UBS de Itaquera e Penha e que seriam estendidos para as outras gerências de UBS do Município de São Paulo, mas tivemos que interromper devido a epidemia pelo coronavírus. O objetivo do vídeo é de auxiliar os gerentes das UBS no planejamento das DCNT de sua área de abrangência.