Campanha de combate à hipertensão e à covid-19

#PraCegoVer: arte possui fundo amarelo. No centro da imagem há ilustrações que representam seis pessoas com máscaras em suas janelas. Equivalente textual do lado direito: Controle a sua pressão alta sempre, inclusive durante a pandemia. Equivalente textual do lado esquerdo: Cuidando de todos - Doenças Crônicas não Transmissíveis - Hipertensão/ Coronavírus. 26 de abril Dia Nacional da Hipertensão. 17 de maio Dia Mundial da hipertensão.

 

A Campanha do Combate à Hipertensão Arterial iniciada no dia 26 de abril acontece no mês de maio em que é comemorado, no dia 17, o Dia Mundial da Hipertensão.

Neste ano, vamos enfatizar as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), em particular a hipertensão e a epidemia pela COVID-19.

Confira o vídeo da campanha no site da Secretaria Municipal da Saúde

Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)

São doenças que permanecem em uma pessoa por mais de um ano e requerem cuidados contínuos de saúde; entre elas, a hipertensão, doenças do coração e dos vasos sanguíneos, diabetes, doenças respiratórias crônicas, doenças renais crônicas e outras.

Para evitar muitas das DCNT, as pessoas podem escolher hábitos e comportamentos saudáveis, ficando sempre atentas aos cuidados de promoção e prevenção à saúde para possibilitar ao corpo uma melhor resposta às doenças, inclusive às infecções epidêmicas como as da Covid-19.

No entanto, se tiver uma DCNT, manter compensada, também em períodos de epidemia em que os profissionais de saúde devem estar continuamente atentos a pessoas em situação de risco. Seguir sempre as recomendações médicas e dos profissionais de saúde, inclusive com os remédios.

Cuidando de Todos. Todos devem promover o autocuidado e ficarem bem orientados quanto à promoção e prevenção da saúde com a adoção de um estilo de vida saudável e, caso venham a ter alguma DCNT, devem mantê-las compensadas, inclusive tomando os remédios corretamente conforme orientações médicas. Populações vulneráveis, tais como a população de baixa renda e a população negra, frequentemente apresentam DCNT e, por isso, devem estar atentos aos cuidados com as doenças crônicas. Um organismo saudável sofre menos impacto caso seja exposto em epidemias como a do coronavírus.

Pequenas mudanças podem ser grandes diferenças na saúde.

Cuidados com as DCNT

Não esqueça! Evite as DCNT, mas se tiver, o cuidado é contínuo. Cuidar de si é cuidar do outro!
Que tal fazer um plano de autocuidado?
Faça um Plano de Autocuidado Pactuado com você mesmo!
Pense! Como pode mudar sua alimentação, atividade física, saúde do sono, tabagismo, ingestão de álcool, stress, depressão e ou outros fatores de risco: tudo isso interfere no funcionamento do seu corpo.

• Escolha uma mudança fácil para começar.
• Anote sua meta em um papel e deixe em um lugar bem visível!
• Compartilhe sua meta com alguém, converse, troque idéias e se precisar, peça ajuda.
• Comece agora e dê um tempo – 1 a 2 meses - para ver como está indo.
• Ao final desse tempo, perceba a evolução do seu plano, então, coloque no plano novas metas e veja o quanto sua vida está mais saudável.

Alimentação saudável

• Escolha seus próprios alimentos saudáveis, adapte-os à sua rotina. Você não precisa ser um chef para criar refeições nutritivas. Utilize sua criatividade, encontre a sua alimentação saudável.
• Incluir frutas, legumes e leguminosas em todas as refeições e lanches é muito saudável. Adicione cor ao seu prato e à sua vida.
• Evite consumir alimentos industrializados, ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcares e sódio.
• Utilize temperos frescos que dão sabor à comida e diminui a necessidade de sal. Diminuir o sal ajuda o corpo a evitar ou controlar a pressão arterial. Temperos frescos crescem muito bem em pequenos vasos.
• Consuma menos de 2g de sódio por dia (até uma colher de chá de sal).
• Faça e utilize o sal de ervas. Bata no liquidificador meia xícara de cada ingrediente: sal, manjericão, orégano, alecrim, salsinha e coloque em um pote de vidro fechado. Use no lugar do sal.
• Deixe o saleiro no armário e não o leve à mesa.

Qual o papel de uma alimentação adequada e saudável durante a pandemia de COVID?

Atividade física e movimento

Pessoas que não tem alternativas fora de casa para exercitar o corpo também podem fazer dentro de casa, mesmo em pequenos espaços.

Faça qualquer atividade física ou prática corporal como yoga, caminhada, dança, outros. Aprenda um e outro exercício de cada, junte e faça em casa. Não há necessidade de ser exigente e aprender séries inteiras para fazer. Exemplos:

• Mantenha uma postura correta enquanto faz atividades físicas e práticas corporais.
• Caminhe dentro de casa, no mesmo lugar, movimentando bem os braços ou ande, quatro a seis passos, vire e ande mais quatro a seis passos, ande quatro a seis passos em marcha ré; repita durante 15 minutos e ir aumente até 30 a 40 minutos: inicie de uma a três vezes na semana e aumente gradativamente.
• Massageie o corpo todo diariamente com auxílio das mãos e dos pés.
• Ande, sente-se, levante-se, suba e desça escadas e relaxe.

Coronavírus: como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

5 hábitos saudáveis para adotar no ambiente de trabalho

Saúde mental

• Uma enxurrada constante de notícias pode levar à ansiedade, depressão e ao estresse. Siga notícias confiáveis e evite boatos que vão somente causar desconforto, angústia, stress, depressão e outros.
• Aproveite para conversar, curtir bons momentos com sua família, use sua criatividade! Afetividade e amizade são importantes escolhas para uma vida saudável.
• Se possível, fique em contato com sua rede de amigos. Você pode manter a proximidade digital com e-mails, redes sociais, telefone, etc. No entanto, não fique preso à rede digital.
• Este momento dentro de casa pode ser uma oportunidade para iniciar algumas mudanças em busca de uma vida mais saudável.

Sono

• Embora o aumento da insônia associado a períodos de estresse e ansiedade seja normal, manter uma boa higiene do sono ajuda a manter o ciclo do sono mais ordenado e eficiente. Estabeleça uma rotina saudável para dormir bem.
• Escolha alimentos leves, de fácil digestão, à noite. Evite tomar bebidas e alimentos com cafeína de 4 a 6 horas antes de dormir.
• Apague as luzes, evite TV ligada, celulares e computadores. Evite o uso constante de aparelhos eletrônicos de noite.
• Use roupas confortáveis para dormir, com tecidos leves e mais frescos.
• Mantenha o corpo ativo, faça atividades físicas durante o dia e durante a noite optar por rotinas mais tranquilas.
• Banhos mornos e chás naturais ajudam a relaxar e na qualidade do sono.
• Se possível, tenha um momento de tranquilidade, relaxamento de cerca de 20 a 30 minutos durante o dia para melhorar a disposição e o humor.

Saúde alerta para os perigos das noites mal dormidas

Bebida alcoólica

• É importante entender que o álcool não é necessário à dieta e que apresenta riscos à sua saúde e muitas das agressões, violências são resultados da ingestão.
• Evite estocar álcool em casa, pois isso pode estimular e aumentar o consumo entre os moradores.
• Não deve ser uma prioridade para a sua lista de compras; invista seu tempo, dinheiro e outros recursos na compra de produtos saudáveis e alimentos nutritivos para que tenha uma boa saúde e possa auxiliar a resposta do seu sistema imunológico, de combate às doenças.

Cigarro, cigarro eletrônico, narguille

• Nesta epidemia, parar de fumar também ajudar a reduzir a transmissão, reduzindo o toque dos dedos na boca e o manuseio da máscara.
• O uso do tabaco aumenta o risco de muitos problemas graves, incluindo problemas respiratórios e doenças cardiovasculares. O abandono do tabaco tem um impacto positivo quase imediato nas funções cardiovascular e pulmonar e essas melhorias apenas aumentam com o passar do tempo.
• Parar de fumar pode aumentar a capacidade dos pacientes com Covid-19 de responder à infecção e reduzir o risco de morte.

10 Passos para Parar de Fumar: Marque um dia para alcançar o objetivo

Hipertensão

• É umas das doenças mais comuns na população do município e do mundo, as consequências se refletem em órgãos importantes como o coração, vasos sanguíneos e rins.
• Sabe-se que medidas simples como mudança de alimentação para saudável, diminuição do consumo de sal, fazer uma atividade física ou uma prática corporal e técnicas de redução de stress podem evitar o aparecimento da hipertensão em muitas pessoas.
• O autocuidado é do cidadão, mas o profissional da saúde da Atenção Básica pode orientar e propagar os cuidados junto com a população.

Associar os cuidados para a prevenção da Covid-19:

Prevenir contra infecções respiratórias epidêmicas com essas medidas:
- lave as mãos sempre
- evite encostar em coisas que todos põe as mãos, se encostar, lave as mãos constantemente
- mantenha materiais, objetos, roupas, calçados higienizados
- mantenha o distanciamento entre pessoas; somente saia de casa se tiver necessidade.
- Use máscaras que cubra o nariz e boca corretamente; é uma barreira física ao vírus. Máscaras de pano devem ter duas camadas e devem ser trocadas quando úmidas e lavadas. Use máscara ao sair de casa. Não compartilhar

Procure os profissionais da UBS:
- Se apresentar sintomas respiratórios como febre, tosse, ou dor de garganta ou dificuldade respiratória
- Se apresentar doença crônica descompensada ou com complicações
- Se apresentar sintomas respiratórios e tiver uma doença crônica descompensada ou com complicações

Este momento “dentro de casa” pode ser uma oportunidade para iniciar ou reforçar as mudanças em busca de uma vida mais saudável! Bom para evitar DCNT e para evitar COVID-19.

Vacinação para influenza

De 16 de abril iniciou-se a segunda etapa da vacinação contra a influenza também para as pessoas com algumas das doenças crônicas não transmissíveis (veja a lista no link) que devem procurar se vacinar. A vacinação não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico da Covid-19, ao descartarem os outros tipos de gripe na triagem.

Saiba aqui onde se vacinar contra a influenza 

Acesse aqui caso tenha dúvidas sobre o coronavírus

#DiaNacionalHipertensão #FiqueEmCasa #Covid19 #LaveAsMãos

Confira abaixo as artes da campanha

- Arte da campanha para Facebook

- Arte da campanha para Instagram

- Arte da camapanha versão faixa

- Arte da campanha versão cartaz