Homeopatia

A Homeopatia é a terapia iniciada pelo alemão Samuel Hahnemann (1755-1843) em 1796. Baseia-se no princípio semelhante pelo semelhante se cura, ou seja, o tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável.

A Homeopatia no Brasil foi introduzida por um discípulo francês de Hahnemann, Benoit-Jules Mure, que aqui chegou em 21 de novembro de 1840.

Em 1980, pela resolução CFM n° 1000, a Homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.

Em 1983, foi implantada a Unidade de Homeopatia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).

Em 1990, foi realizado o 1º Concurso Público para médico homeopata na PMSP.

Na terapêutica Homeopática, utilizam- se substâncias do reino vegetal, animal e mineral, sendo os medicamentos preparados por farmacotécnica homeopática apropriada. Sua abrangência vai desde a infância até a velhice, podendo ser tratados desde os transtornos funcionais leves, até doenças mais estruturadas.

Para ter acesso a uma consulta de Homeopatia na rede municipal de saúde de São Paulo, não é preciso encaminhamento médico. O tratamento está presente nas Coordenadorias Regionais de Saúde do município. Basta procurar a unidade de saúde municipal mais próxima de sua casa, para saber os locais de atendimento e agendar a consulta com dia e hora marcada.

Homeopatia estabelecimentos públicos da cidade de São Paulo