Retrospectiva SMS 2018

JANEIRO

A Prefeitura de São Paulo assinou o Termo de Adesão ao Programa São Paulo Amigo do Idoso para a ampliação das políticas públicas de melhoria da qualidade de vida dos idosos que vivem na cidade.

O município passou a oferecer a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), uma nova tecnologia de prevenção ao HIV, o vírus da Aids. Nesse mês, o início da campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela foi antecipado para o feriado de aniversário da cidade (25/01), atendendo à recomendação do Ministério da Saúde, e aconteceu nos postos de 16 distritos da capital definidos como áreas prioritárias.
 

FEVEREIRO

Os postos de vacinação dos 20 distritos que integraram a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre amarela no município participaram do primeiro dia D, da ação preventiva.

Com mais de 3,38 milhões de vacinados contra a febre amarela, São Paulo promoveu, ainda, o segundo dia D da campanha de imunização.

No mês do Carnaval, o Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS) planejou uma série de atividades de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/AIDS nos dias de preparação para a festa de Momo na capital, pela campanha “Camisinha na Folia”. Foram distribuídos cerca de 1 milhão de preservativos nos ensaios das escolas de samba, de blocos de rua e no Sambódromo do Anhembi, na zona Norte, onde acontecem os ensaios técnicos e os desfiles das agremiações carnavalescas.
 

MARÇO

O aplicativo Agenda Fácil, para agendamento de consultas e exames pelo aparelho celular chegou a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). No app, o usuário pode acompanhar e gerenciar os procedimentos agendados e pré-agendados. Disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOS. Em 2018, foram registrado 128.258 agendamentos realizados pelo Agenda Fácil.

O pronto-atendimento do Hospital Municipal de Parelheiros foi inaugurado em março. A nova unidade beneficia uma população estimada em cerca de 2,5 milhões de pessoas.
 


ABRIL

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo promoveu, no Parque do Ibirapuera, na zona Sul, a abertura da 4ª edição da Virada da Saúde, evento previsto pela lei municipal 16.085/2014 e que celebra o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril.

As ações estruturadas em quatro eixos principais (médico-assistencial, bem-estar, cultura e educação) têm foco na prevenção de agravos, promoção à saúde e qualidade de vida.
 

MAIO

Todas as unidades do município de São Paulo participaram do dia D de mobilização nacional para a vacinação de Influenza. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficaram abertas no sábado para imunizar todos os grupos prioritários atendidos pela campanha.

A SMS passou a oferecer vacinas contra hepatite A para gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e pessoas trans. O objetivo é prevenir novos casos da infecção e, assim, evitar uma epidemia como a do ano passado.
 

JUNHO

O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, participou da Tattoo Experience 2018, que aconteceu no espaço de exposições do shopping Frei Caneca. Durante o evento, foram oferecidos testes rápidos de HIV e hepatite C.

Para fazer os testes, os interessados, primeiramente, preencheram um breve cadastro para depois realizar a coleta. No caso do exame de HIV, a coleta é de fluido oral e, no de hepatite C, são coletadas algumas gotas de sangue.

JULHO

A campanha de vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo atingiu 77,6% do público-alvo até o início de julho. A meta era vacinar 90%. Ao todo, foram aplicadas 2.927.144 doses da vacina que protege contra três subtipos do vírus da gripe - H1N1, H3N2 e Influenza B.

O índice de vacinação ficou abaixo do esperado entre as gestantes (53,2%) e crianças de 6 meses a 5 anos (57,2%); em contrapartida, os melhores índices foram registrados entre a população indígena (117,5%), adultos com 60 anos ou mais (91%), e puérperas (89,2%).

Em 23 de julho, a semana de combate às hepatites intensificou ações nas unidades com atividades para o esclarecimento sobre a doença, como rodas de conversa e palestras. Além disso, houve o oferecimento de testes para diagnóstico e a vacinação para hepatite B. Durante o mês, alguns prédios públicos foram iluminados com a cor amarela.

AGOSTO

Mais um dia "D" de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, visando ampliar os índices de adesão às vacinas na capital paulista. Para isso, além da abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipes de saúde também realizaram busca ativa em suas áreas de abrangência, a fim de orientar os pais e responsáveis pelas crianças que ainda não haviam sido imunizadas, a procurarem o posto mais próximo para receber as doses. As crianças que estavam com a vacina em atraso ou com doses incompletas também foram imunizadas.

SETEMBRO

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo realizou seis encontros regionais com a participação do prefeito Bruno Covas e do Secretário de Saúde, Edson Aparecido. A SMS deu voz a mais de 500 profissionais da rede como parte um programa de valorização de todos os colaboradores da rede.

A Prefeitura manteve postos de vacinação contra a raiva até o fim de setembro, mas a imunização seguiu disponível em unidades fixas, que oferecem a dose o ano todo. Foram vacinados 855.027 animais, sendo 602.665 cães e 252.362 gatos.

Neste mesmo mês, o Município atingiu a meta de vacinação contra pólio e sarampo, depois de realizar quatro dias "D" de imunização contra a doença, busca casa a casa, em creches, escolas públicas e particulares. A SMS criou, ainda, postos volantes de vacinação.
 

OUTUBRO

A SMS anunciou a implantação dos serviços que ampliarão o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Foram inaugurados 12 serviços, dos quais 10 são novos.

Unidades de Serviços de Referência de Mama (SRM) nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) da cidade: Unidade de Diagnóstico por Imagem Sé (Centro) e nos Hospitais Dia São Miguel – Tito Lopes (Leste), Vila Guilherme, Brasilândia/Freguesia do Ó (Norte), Butantã, Lapa - Sorocabana (Oeste), Vila Prudente e em Campo Limpo, Capela do Socorro e Cidade Ademar (Sul). Os serviços existentes nos Hospitais Dia de São Mateus – Dr. Henrique C Gonçalves (Leste) e Penha (Sudeste), foram implementados.

Também em outubro, a SMS deu início às atividades de atendimento odontológico em unidade móvel, aos moradores em situação de rua, cadastrados no Consultório na Rua (CnR).
 

NOVEMBRO

Com mais de 11 mil agentes nas ruas levou o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, da Prefeitura de São Paulo, para diferentes pontos da cidade, antecipando o Dia “D” nacional de imunização contra a febre amarela.

Um conjunto de providências técnicas e práticas, intersecretariais e instersetoriais, para o combate e a prevenção de arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). O Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses envolveu mais de 24 mil profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
 

DEZEMBRO

Nesse mês, a SMS participou da 10° edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS10), no qual apresentou mais de 30 trabalhos.

Em 2018, a Cãominhar, ação de prevenção à raiva, foi premiada pelo segundo ano consecutivo no evento internacional World Rabies Day MSD Award, da Global Alliance for Rabies Control, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS). O prêmio de US$ 1.550 será investido na produção de cartilhas sobre posse responsável de animais para distribuição nas escolas.

Ainda em dezembro, o Encontro Voluntários da Saúde 2018 celebrou mais um ano de atividades e homenageou as cerca de 650 pessoas que se dedicam a ajudar ao próximo.

No dia 11, o primeiro Seminário de Profissionais do SUS deu visibilidade às ações e aos profissionais de todas as regiões da cidade e da maioria dos serviços, resgatando o orgulho de ser servidor, resultado do encontro Saúde Mais Perto, lançado em setembro e que reuniu experiências relevantes das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), Hospital Municipal e Maternidade Escola - Vila Nova Cachoeirinha (Maternidade Cachoeirinha) e Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa).

No dia 11, profissionais receberam a certificação SMS/SUS “Gente que faz a diferença”, durante o primeiro Seminário de Profissionais do SUS, valorizando as ações e os profissionais de todas as regiões da cidade.

A SMS firmou convênios que ampliaram a prestação de serviço da rede. Com a Beneficência Portuguesa, a rede passa a oferecer 20 cirurgias cardíacas pediátricas por mês.

Com o Hospital Albert Einstein, proporcionando a atenção à população no Hospital Municipal Dr. Gilson de Cassia Marques de Carvalho, na Vila Santa Catarina com 188 novos pacientes em oncologia por mês.