Redes de Atenção à Saúde (RAS)

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são uma proposta de revisão do modelo de atenção à saúde, que têm como objetivo proporcionar aos cidadãos uma rede de serviços de saúde melhor caracterizada, racionalizada e resolutiva por meio do acesso qualificado e a organização dos serviços de saúde da rede municipal de São Paulo.

A proposta é que o usuário do sistema de saúde seja atendido pelo serviço mais adequado à sua situação de saúde quando necessitar, favorecendo assim maior satisfação com o serviço ofertado e melhores resultados. Essa proposta é apresentada no documento intitulado Diretrizes das Redes de Atenção à Saúde (SMS, 2017).

Com o processo de organização das Redes de Atenção à Saúde é esperado um sistema de saúde com serviços melhores distribuídos nos territórios da cidade; maior integração entre os níveis de atenção à saúde; fortalecimento da Atenção Básica com aumento de equipes; ampliação da rede de Urgência e Emergência; organização racionalizada da rede hospitalar; melhoria na gestão da clínica; maior uso da tecnologia para o aprimoramento do cuidado ofertado; maior reconhecimento, clareza e apropriação do funcionamento do sistema de saúde municipal pelos seus usuários.

Com o desenvolvimento dessa iniciativa é esperado no futuro um impacto significativo nas condições de saúde do município, alterando a situação de saúde da população da cidade de São Paulo.

Confira abaixo os docmentos norteadores das Redes de Atenção à Saúde (RAS):

Redes de Atenção à Saúde - Diretrizes

As Redes de Atenção à Saúde no município de São Paulo - Política Norteadora: 2017/2020

Documento Orientador – Desenho de Redes Assistenciais