Cuidado Farmacêutico

Assistência Farmacêutica – Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS)

O Cuidado Farmacêutico é ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para a promoção, proteção, e recuperação da saúde e prevenção de agravos. Visa à educação em saúde e à promoção do uso racional de medicamentos prescritos e não prescritos, de terapias alternativas e complementares, por meio dos serviços da clínica farmacêutica e das atividades técnico-pedagógicas voltadas ao indivíduo, à família, à comunidade e à equipe de saúde.

No município de São Paulo, o Cuidado Farmacêutico é instituído por meio da Portaria SMS.G n° 1.918 de 26 de outubro de 2016.

O objetivo do Cuidado Farmacêutico é melhorar os resultados terapêuticos individuais e coletivos em saúde por meio de ações clínicas do farmacêutico integradas à equipe multiprofissional.

O farmacêutico está inserido nas unidades de saúde municipais e sua atuação abrange desde a supervisão das atividades logísticas nas farmácias até a oferta de serviços clínicos desenvolvidos através das consultas e orientações farmacêuticas, visitas domiciliares, grupos educativos e outras atividades direcionadas à atenção à saúde dos usuários.

Documentos relacionados:

- Nota Técnica ATAF 2017 - Registro das atividades clínicas do farmacêutico na Rede de Atenção Básica e de Especialidades da SMS -SP

- Nota Técnica SMS.G n°02/2018 - Inserção de Códigos e Lançamentos nas Produções dos Farmacêuticos - CAPS

- Nota Técnica SMS.G n°01/2019 - Instrução de alinhamento e registros dos dados do farmacêutico nos sistemas de informação em Centros de Atenção Psicossocial