Recomendações de Uso de Medicamentos

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – ATENÇÃO BÁSICA


A Organização Mundial da Saúde formulou o conceito de uso racional de medicamentos de que os pacientes recebam os medicamentos apropriados para uma situação clínica, nas doses que satisfaçam as suas necessidades individuais, por um período adequado, e ao menor custo possível para ele e sua comunidade.

Entende-se por medicamento de uso restrito aquele para cuja prescrição exige-se o estrito cumprimento das normas aprovadas para sua utilização, as quais incluem as indicações especificas como medicamento de primeira escolha ou como alternativa mediante a falha terapêutica ou intolerância ao medicamento de primeira escolha. As recomendações de uso propiciarão a efetivo uso racional de medicamentos.

Os medicamentos para tuberculose, HIV/Aids, hanseníase, malária, doença de Chagas, leishmaniose, cólera, esquistossomose, meningite, procedimentos de alta complexidade, vacinas, soros imunes e imunoglobulinas apresentam protocolos de uso de acordo com as Portarias elaboradas pelo Ministério da Saúde,citadas na REMUME e disponíveis eletronicamente em www.prefeitura.sp.gov.br/assistencia_farmaceutica.

A escolha do tratamento farmacológico deve considerar benefício/risco/custo. Baseada no benefício máximo ( eficácia) e mínima produção de reações adversas ( segurança) . Nos países desenvolvidos, é estimado que as Reações Adversas a Medicamentos é responsável por mais de 10% das internações hospitalares. O êxito do tratamento farmacológico não depende somente da escolha adequada do fármaco, mas também do esquema terapêutico adequado a cada usuário e adesão ao esquema proposto. Para tal, é necessário que os profissionais de saúde, juntamente com o usuário promovam ações modificadoras (WHO Model Formulary 2004).

Este trabalho foi elaborado por profissionais das Áreas Temáticas da COGest, das Autarquias hospitalares, dos serviços ambulatoriais e do Centro de Informação de Medicamentos-CIM sob coordenação da Comissão Farmacoterapêutica-SMS. As contribuições dos profissionais da saúde para o contínuo aprimoramento das recomendações de uso serão sempre bem-vindas.

Comissão Farmacoterapêutica-SMS

Medicamentos utilizados em situações previstas em diretrizes clínicas

Protocolos Técnicos para Medicamentos Excepcionais:

Clique no link para fazer o download do Adobe Acrobat Reader®.