Programa Mutirão nos Bairros

Projeto Mutirão nos Bairros

O projeto, Mutirão nos Bairros coordenado pela Secretaria Municipal de Relações Sociais, tem como objetivo levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, além de promover atividades de zeladoria.

A ação conta sempre com os seguintes serviços:


Cultura

Atividades como oficina de capoeira, baile da terceira idade, show do grupo Poema Novo e coletivo de música, além de um quinteto de metais, proporcionadas pela Secretaria Municipal de Cultura. Também fazem parte da programação uma apresentação da Cia. de Ballet Danças & Ritmos, pintura de rosto e pula-pula para as crianças.
 

Trabalho

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho disponibiliza os serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe –e) da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa). Os moradores recebem orientações sobre vagas de emprego e informações sobre como formalizar uma empresa e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Ainda serão emitidas primeira e segunda vias da carteira de trabalho. Para obter a primeira via do documento é necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4. Para a segunda, o munícipe deve apresentar boletim de ocorrência ou declaração quando tratar-se de extravio, furto, roubo ou perda.
 

Saúde

Distribuição de preservativos e folhetos explicativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), realização de teste rápido de HIV e avaliação de saúde bucal além de algumas das ações que são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de cada Região. Também são feitas avaliações de saúde bucal, aferição de pressão arterial e de glicemia, vacinação contra a Febre Amarela e Influenza (grupos prioritários). A população recebe, ainda, informações sobre sinantrópicos (escorpião, baratas, entre outros); (UVIS) e arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela); (UVIS).

Os representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) apresenta as ações para pessoas com deficiência como: Programa Cultura Inclusiva (programações culturais e acessíveis), Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, Central de Intermediação de Libras (CIL), Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência, além de orientar e prestar informações sobre Bilhete Único Especial e outras demandas.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participa da ação por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, que fica no local fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.

O CRAS do território estará aberto oferecendo orientações e fazendo cadastramento no CAD e os devidos encaminhamentos.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania faz atendimento por meio da equipe da Coordenação de Políticas para Mulheres, divulgando trabalhos, oficinas e atendimentos realizados nos Centros de Cidadania da Mulher e Centros de Referência da Mulher. São promovidas orientações sobre casos de discriminação, preconceito e racismo pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial. Além da presença da equipe da Ouvidoria da SMDHC e Van LGBTI.
 

Habitação

Para os eventos a COHAB conta com a van de atendimento COHAB na Área, que presta serviços como agendamento para a central de atendimento, orientações sobre contratos, transferências e emissão de boletos. Haverá sempre apresentação de ações de conscientização da companhia: Não seja enganado, Desplugando e Conviva bem. Saiba mais sobre elas:

Não seja enganado
- Busca orientar a forma correta de aquisição de uma unidade da COHAB, evitando complicações para o comprador e até a possível perda do imóvel;

Desplugando – O programa tem o objetivo de mostrar os acidentes que aparelhos como carregadores de celulares e tomadas podem provocar quando plugados por muito tempo;

Conviva bem
- Orienta como viver em harmonia em condomínios. A ação conta com diversas dicas de como melhorar a convivência entre seus moradores e entrega de quitação dos imóveis quando for o caso.


Sabesp

A Sabesp também uma van para atender a população, onde os clientes podem fazer pedidos de serviços, retirar segunda via da conta de água e solicitar parcelamento de dívidas, entre outras ações.

Também são disponibilizados bebedouros para os participantes do mutirão. Haverá, ainda, distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e divulgação do app Sabesp, entre outros assuntos.
 

Conheça todas as ações já desenvolvidas dos Mutiroes nos Bairros