Ligue os Pontos

Iniciativa criada para promover o desenvolvimento sustentável do território rural e aprimorar suas relações com o meio urbano

O Ligue os Pontos é um projeto que foi inicialmente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais da Prefeitura de São Paulo. É o resultado de uma iniciativa para promover o desenvolvimento sustentável do território rural e aprimorar suas relações com o meio urbano a partir dos diversos pontos envolvidos na Cadeia da Agricultura. Com essa proposta, a cidade de São Paulo foi vencedora do prêmio Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies.

A organização premiou iniciativas inovadoras em políticas públicas nas cidades da América Latina e do Caribe. São Paulo recebeu o prêmio principal, com a premissa de que um dos grandes desafios a ser enfrentado pelas cidades latino-americanas é estabelecer uma relação sustentável entre as áreas urbana e rural. As demais cidades premiadas pelo concurso foram Santiago (Chile), Medellín (Colômbia), Guadalajara (México) e Bogotá (Colômbia). O Ligue os Pontos tem como missão promover a sustentabilidade socioambiental do território rural no sul de São Paulo através do fortalecimento da agricultura local. Objetivo é fortalecer a cadeia de valor da agricultura local com o uso da tecnologia como ferramenta de integração e coordenação entre as iniciativas e as partes interessadas associadas à cadeia – do setor público e da sociedade civil. A estratégia é ligar os pontos, instituindo uma cadeia de valor entre agricultores, fornecedores, empresários, profissionais autônomos, consumidores e munícipes em prol do meio ambiente, da cidadania e do desenvolvimento econômico sustentável. Desde seu início, o Projeto atendeu mais de 150 agricultores da Zona Sul de São Paulo, oferecendo assistência, treinamento, insumos e equipamentos; em uma área correspondente a 350 km², o equivalente a 5,8 vezes a tamanho da Ilha de Manhattan nos Estados Unidos. O LoP também trabalhou pela estruturação da Escola de Agroecologia e da Casa de Agricultura Ecológica da Zona Sul, ambos equipamentos públicos da Cidade de São Paulo.

Em outubro de 2021, o Projeto Ligue os Pontos passou a ser comandado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, que atualmente preside o seu Comitê de Governança e coordena as ações com o auxílio da Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável e demais Secretarias que atuam conjuntamente nas políticas públicas envolvidas no projeto. O Projeto Ligue os Pontos venceu o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Câmara Municipal de São Paulo de 2021 e o Innopolis de 2020, Concurso de Inovação Urbana promovido pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Utilizando a tecnologia como ferramenta de integração e coordenação de iniciativas existentes e informações, fomentamos a cadeia de valor da agricultura local. Conectando o potencial produtivo do território rural à dinâmica da maior economia urbana brasileira, criamos vínculos sustentáveis, de forma que os cidadãos possam se valer disso. Estimulando uma economia verde consistente, evitamos que as áreas cultiváveis sejam tomadas pela urbanização e coloquem em risco a segurança hídrica da cidade.

Conheça o site do Projeto Ligue os Pontos.

Dentre os principais legados do Projeto Ligue os Pontos, podemos destacar duas importantes ferramentas tecnológicas desenvolvidas, a Plataforma Sampa + Rural e o SisRural.