Conheça os projetos selecionados na 3º Edital do Programa Agentes Formadores de Governo Aberto!
O calendário das oficinas está disponível aqui (atualizado diariamente).
Acesse mais informações neste link.
1 - Transparência e Dados Abertos
PROJETO | RESUMO | NOME DA(O) AGENTE |
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A São Paulo é nossa: desvendando o planejamento e orçamento públicos municipais |
Pretende-se, ao longo do ciclo de encontros formativos, apresentar os instrumentos orçamentários de São Paulo e familiarizar a população com sua linguagem e possibilidades de participação e controle social sobre o poder público, inclusive com a elaboração de ferramentas para tal. Passar por conteúdos com Plano de Metas, Lei Orçamentária Anual e construção de um mapa orçamentário da região. |
Lauana Simplício Pereira |
Fuçando e aprendendo: investigando o orçamento público na cidade de São |
O projeto pretende apresentar fundamentos básicos e introdutórios sobre a importância e o funcionamento do orçamento público na cidade de São Paulo, contribuindo para o empoderamento de servidores, conselheiros municipais, lideranças locais e estudantes. Entender como funciona o Plano de Metas, como realizar buscas pelo Portal da Transparência e utilizar as informações de acordo com as necessidades. |
Guilherme Nunes Pereira |
Informações da saúde nas mãos dos cidadãos |
A oficina fará a apresentação e a orientação do uso de dois sistemas de grande importância na área da saúde: o primeiro é o CNES–DATASUS (Cadastro Nacional de estabelecimento de saúde do departamento de informática do SUS), que disponibiliza abertamente informações dos estabelecimentos de saúde. O segundo será o “aqui tem remédio”, sistema produzido pela Prefeitura de São Paulo, que apresenta de forma atualizada a disponibilidade de remédios mais próximo da residência dos usuários do SUS. |
Josiane dos Santos Oliveira |
Instrumentalização para o tratamento e a análise de dados espaciais abertos |
A oficina trabalhará com mapas temáticos, a partir de dados já existentes em temas como meio ambiente, saúde, moradia, educação e acesso à transporte e infraestrutura urbana, instrumentaliza o cidadão para fiscalizar e contribuir com políticas públicas e construir coletivamente um Governo Aberto promovendo o conhecimento técnico em processamento de dados espaciais e de dados em planilha, utilizando programas como o QGis (QuantumGis) e o Apache OpenOffice Calc - ambos softwares livres nos formatos .shp, .csv e .xls) disponíveis no portal de Dados Abertos da prefeitura, do Geosampa ou solicitados no Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo. |
Julio Herminio Bressan Martins |
O que a gente quer saber da cidade? |
A proposta é explorar o direito ao acesso à informação e, mais concretamente, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, doravante LAI) a partir da perspectiva do cidadão paulistano. Incitar a curiosidade e o interesse na busca por informação a partir de suas próprias demandas relacionadas à cidade. Abordará desde a parte teórica como “O que é governo aberto?”, “Para que serve essas informações?” até a parte prática de como formalizar um pedido de informação. |
Henrique Ribeiro Góes |
Transparência e proteção de dados pessoais na administração pública |
Capacitação de servidores municipais nos temas de proteção de dados pessoais e transparência, abordando seus pontos centrais, conflitos e possíveis abordagens para solucioná-los. Através de discussões sobre legislações e casos do cotidiano da administração pública. |
Camille Moura |
Dados Abertos para Tomada de Decisões |
A oficina ensinará como fazer a manipulação, organização e compartilhamento de dados abertos, através da abordagem da LAI (Lei de Acesso a Informação) e de alguns softwares (MS Excel e LibreOffice Calc). Irá desde as explicações básicas sobre Governo Aberto até a construção de banco de dados, gráficos e formas de compartilhamento, estimulando a aproximação da população com a gestão pública, o combate à corrupção e o acesso às informações úteis. |
Allan Souza |
2 - Gestão Participativa e Mapeamento Colaborativo
PROJETO |
RESUMO | NOME DA(O) AGENTE |
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Mapeando pontos viciados de descarte de lixo para extinção |
Esse projeto visa mapear e monitorar os pontos viciados de descarte de lixo através de Georreferenciamento, inicialmente usando como projeto piloto a prefeitura da Cidade Ademar e através das oficinas envolvendo Educação Ambiental, discutir descarte correto dos resíduos sólidos, com o objetivo de diminuir o esses pontos no território. |
Delma Rigo |
Caixa de Ferramentas de Governo Aberto para Conselhos |
As oficinas mesclam conteúdo e atividades práticas sobre Governo Aberto. Irá orientar uma construção coletiva sobre o tema (o que cada um entende sobre esse eixo), as ferramentas disponíveis hoje para a garantia desses direitos e um exercício prático de aplicação desses instrumentos. Neste último ponto, a proposta é que o grupo possa identificar possíveis aplicações dessas ferramentas na própria dinâmica do Conselho, construindo uma proposta para um Conselho Aberto. |
Laila Bellix |
Conselho do Idoso ativamente forte |
A proposta busca fortalecer o Grande Conselho Municipal do Idoso da Cidade de São Paulo - GCMI sobre o seu papel na sociedade. Por meio de métodos e estratégias de educação acessível à compreensão e engajamento do público alvo, repleto de atividades lúdicas e sensoriais, digitais e não-digitais, objetiva-se promover melhor entendimento e usabilidade desses recursos. |
Marcelo Lopes Nunes |
O desenvolvimento do seu bairro e o Plano Diretor |
O projeto pretende estimular e orientar o púbico a como interpretar o Plano Diretor, e assim, empoderá-las em relação à gestão participativa em seus respectivos bairros. Espera-se que os participantes da oficina entendam uma parte da gestão pública através do estudo do Plano Diretor e que tenham conhecimentos para questionar o desenvolvimento da cidade, atuando na gestão participativa. |
Laísa Dias Brito Alves |
Oficina de inclusão digital através do geoprocessamento: A utilização de dados abertos e software livre aplicados no planejamento e projeto territorial. |
O projeto consiste na realização de oficinas para jovens estudantes do ensino médio, superior ou técnico em instituições públicas que os capacite teórica e praticamente ao desenvolvimento de mapas de interesse social a partir da sistematização de dados abertos, utilizando como ferramenta o software livre de geoprocessamento QGIS. Para além do aprendizado, a capacitação dos participantes das oficinas tem como atividade fim o desenvolvimento de um projeto próprio de interferência no Município de São Paulo |
Isabella Berloffa |
NoticiMAPA – Território de Direitos |
O projeto pretende investigar a efetivação de políticas públicas na cidade de São Paulo e, especificamente no território onde ela deve ocorrer, a partir da investigação de dados públicos utilizando como base o Geosampa (base oficial de dados do Município de São Paulo) e outros mapas elaborados pela Prefeitura de São Paulo e seus órgãos. E a partir da análise desses dados, propor uma discussão sobre as demandas do território com criação de novos conteúdos, como mapas e reportagens. |
Thiago Borges |
Zona Sul Organizada – Movimentos Populares Pautando |
As oficinas vão resgatar o histórico de luta sobre o orçamento participativo, desenvolver uma linha do tempo cartográfica dos movimentos populares e estimular a participação, desenvolvendo um grande grupo de discussão permanente para a consolidação da pauta prioritária: descentralização do orçamento público municipal para áreas de alta vulnerabilidade social. |
Fernando Ferrari |
3 - Inovação, Tecnologia Aberta e Inclusão Digital
PROJETO | RESUMO | NOME DA(O) AGENTE |
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Como fazer um jogo usando arduino elou scratch - STEAM |
A proposta da oficina é construir um jogo usando o Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre) e alguns itens de eletrônica de baixo custo e fácil manuseio e/ou usando a programação Scratch (linguagem de programação), aplicando princípios da ciência, tecnologia, engenharia eletrônica, arte e matemática. A oficina permitirá atuar de forma prática na construção de algumas das habilidades essenciais ao cidadão digital do século XXI usando a metodologia STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). |
Samanta Cristina Lopes |
Controle Popular do Orçamento Público |
O projeto se propõe a criar colaborativamente uma ferramenta e uma plataforma de acompanhamento do orçamento municipal da cidade de São Paulo, desenvolvidas através de hackatonas (maratona de programação na qual hackers se reúnem a fim de explorar dados abertos). No intuito de suscitar mudanças nas estruturas do Sistema Orçamentário Financeiro da Prefeitura da Cidade de São Paulo, este projeto visa sistematizar propostas e alternativas que viabilizem a população maior detalhamento e controle sobre o orçamento municipal. |
Pablo Paternostro |
Governo Aberto: superando desafios na transparência pública por meio da inovação |
Oficinas direcionadas a disseminar a cultura de governo aberto entre servidores públicos municipais, focando principalmente nos eixos de inovação e transparência. Segue metodologia que busca valorizar os conhecimentos dos participantes, refletir sobre a conjuntura da Prefeitura e órgãos municipais, aliando atividades interativas com elementos teóricos por meio da abordagem de aprendizagem por projetos (Project Based Learning -PBL) que buscam superar os desafios na transparência e no acesso à informação por meio da inovação social. |
Vanessa Menegueti |
Jovens Hackers |
Oficinas (workshops) de programação básica e cultura maker (faça você mesmo) para crianças e adolescentes. De maneira lúdica, durante as atividades eles terão acesso a informações suficientes para a criação de um jogo de computador e utilizarão objetos inusitados, como bananas, massinha de modelar, papelão, dentre outros, sem precisar de internet. As oficinas tem também o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para se tornarem multiplicadores e contribuir para a geração de renda de suas famílias. |
Arthur Preto |
Redes Livres: construindo provedores comunitários de internet com redes mesh |
Tem como objetivo introduzir os participantes ao movimento de redes livres e autônomas através dos conceitos básicos de internet, redes computacionais em malha (Rede Mesh) e criação de provedores comunitários. Estimulando a criação de um meio de comunicação em que as pessoas estejam conectadas e possam trocar diversos conteúdos e ideias de forma mais livre e ampla, através de sites, wikis e outros serviços que ficam hospedados em seus próprios servidores. |
Thiago Paixão |
4 - Comunicação Social, Cultura Digital, Mídias Alternativas e Colaborativas
PROJETO |
RESUMO |
NOME DA(O) AGENTE |
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15 anos da lei 10.639/03 - História e Cultura Africana e Afrobrasileira na educação |
Esta atividade tem como foco promover uma reflexão crítica em torno dos 15 anos da lei federal 10.639/03 - que instituiu a obrigatoriedade da aplicação de conteúdos relativos às Histórias e às Culturas Africana e Afrobrasileira nas escolas brasileiras – a fim de compor um panorama acerca de como esta política pública vem sendo aplicada no país e, mais especificamente, na cidade de São Paulo. |
Paola Prandini |
70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos em Cordel |
Oficinas de confecção de cordel, a partir de um exercício de leitura crítica de conteúdos midiáticos apresentados e comparados aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promovendo o conhecimento sobre esses direitos garantidos, como forma de combater a suas violações na atualidade. Assim favorecer a comunicação popular, a autonomia, a criatividade e a difusão da livre expressão dos participantes. |
Jana Gallo |
AMPLIFICADOR – Criação de mídias para amplicação dos conteúdos do governo |
O projeto visa a escolha e a construção da primeira edição de uma mídia (podcast/rede social/jornal/fanzine etc) utilizando as informações retiradas de canais públicos que disponibilizem dados de Governo Aberto de diversas áreas (mapeamentos, orçamentos, gastos entre outros). Favorecendo assim o protagonismo da população, ao utilizar as informações já disponíveis de forma mais produtiva. |
Barbara Heliodora |
Conhecendo culturas digitais e compartilhando saberes de forma colaborativa |
Proporcionar aos participantes conhecimento da Cultura Digital, com textos informativos, cases, compartilhando informações e discussões sobre o tema, com atividades dinâmicas, colaborativas, despertando o interesse na interação uns com os outros, estimulando os participantes as práticas dos exercícios das atividades utilizando algumas ferramentas digitais e motivando-os a criar, desenvolver, publicar e compartilhar informações e trabalho colaborativo ( em grupo) dentro do tema proposto. |
Neuza Marques de Almeida |
Debate aberto-Governo comparado |
Produção de conteúdo colaborativo com base em experiências de governo aberto, capacitando o público através de oficinas no uso de ferramentas de produção e difusão de conteúdo, com podcasts, debates ao vivo pelas redes sociais e produção de infográficos. Facilitando e expandindo o debate sobre pautas importantes no território. |
Caio Henrique |
Governo aberto combatendo as fake news |
A oficina busca desenvolver um senso crítico sobre as notícias falsas (fake news) presentes nas nossas comunidades, apresentando caminhos para desmistifica-las, ou seja, maneiras de encontrar dados reais a nível municipal, através da transparência e integridade presentes nas práticas de Governo Aberto. Estimulando assim, a comunicação livre, através da descentralização da informação. |
Roger de Lima |
Percurso de jornalismo e governo aberto |
Formações sobre os diferentes instrumentos e ferramentas de jornalismo que podem contribuir para a produção de conteúdo relativo ao conceito de Governo Aberto para jovens comunicadores/as, a partir de atividades pedagógicas e produção de conteúdos multimídia sobre o tema. Serão apresentadas técnicas e ferramentas para qualificar, na prática e exercício de reportagens, o trabalho jornalístico dos estudantes. |
Paulo Motoryn |
Confira aqui todos os projetos selecionados (em pdf).
Mais informações sobre o Programa Agentes de Governo Aberto aqui.