Cidade de São Paulo participa do Fórum UrbanShift para a América Latina, em Belém

A capital participou do evento que tem como tema “financiamento para cidades verdes e resilientes”

A capital paulista foi convidada pela rede C40 (Grupo das Grandes Cidades Líderes pelo Clima) para participar do Fórum UrbanShift para a América Latina, que ocorreu em Belém, Pará, de 16 a 19 de abril de 2024, que levava como tema “financiamento para cidades verdes e resilientes”. O fórum contou com sessões que incentivaram a interação entre cidades, empresas e investidores, além da realização de cursos de formação.

A Prefeitura de São Paulo esteve presente no Fórum, representada por: São Paulo Negócios (SP Negócios): João Manoel Scudeler de Barros, Diretor-Presidente; Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA): André Previato, Coordenador de Mudanças Climáticas; Secretaria Municipal da Fazenda (SF): Vinícius Pedron Macário, Chefe da Assessoria Econômica; Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI): Bernardo Santos de Faria, Assessor de Assuntos Internacionais Multilaterais e Redes de Cidades; Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA): Tamires de Oliveira, Chefe de Gabinete.

O Fórum reuniu representantes das cidades UrbanShift da região, seus governos nacionais e cidades convidadas, bem como especialistas e representantes das principais instituições financeiras urbanas da América Latina.

A UrbanShift é uma plataforma financiada pelo Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF) e liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com o objetivo de transformar as cidades para as pessoas por meio do desenvolvimento urbano sustentável, integrado e de carbono zero. A plataforma atua em mais de 23 cidades na Ásia, África e América Latina em uma série de estratégias intersetoriais, contribuindo para a redução das emissões de carbono e conservação da biodiversidade promovendo o crescimento sustentável e equitativo.

“A viagem possibilitou compartilhar as experiências da Cidade de São Paulo com os participantes do evento e garantir a presença de São Paulo nas atividades da rede, reforçando a cidade como uma liderança regional e global na construção de agendas relacionadas à adaptação climática e soluções baseadas na natureza, utilizando a cooperação internacional como um mecanismo de integração e troca de conhecimentos e boas práticas. Além disso, houve uma aproximação da Cidade de São Paulo com as equipes da C40 e dos bancos multilaterais de desenvolvimento, o que pode possibilitar o surgimento de novas oportunidades e projetos de cooperação internacional”, afirmou o assessor de Assuntos Internacionais Multilaterais da SMRI, Bernardo Faria.

São Paulo, Capital Verde

Durante o Fórum, a SVMA e a SF apresentaram o Programa São Paulo, Capital Verde durante uma mesa redonda com investidores, que reuniu representantes de bancos e instituições financeiras nacionais e internacionais. O programa apresentado objetiva uma grande estruturação de implantação de novos parques e unidades de conservação municipais como uma das principais ações de enfrentamento às mudanças climáticas do município de São Paulo. Na ocasião, foi apresentado pelas pastas um trabalho no qual foi desenvolvida uma metodologia para priorização de implantação de novas áreas baseado em indicadores sociais, como qualidade do ar, saúde pública, recreação e lazer.