Prefeito Ricardo Nunes assumirá presidência da rede de Mercocidades

XXVIII Cúpula de Mercocidades reunirá prefeitos, representantes de organismos internacionais, entidades acadêmicas, organizações sociais, entre outros atores públicos e privados

Nos dias 22 de 23 de novembro São Paulo é sede da XXVIII Cúpula de Mercocidades pelas delegações de mais de 70 cidades de 9 países sul-americanos. Nesta ocasião, o Prefeito Ricardo Nunes será oficializado como presidente da rede para os anos de 2023 e 2024, sucedendo a presidência de Montevidéu.

Com o lema “diverCIDADES: Inclusão para a Agenda 2030”, São Paulo irá trabalhar com três eixos temáticos que organizarão os debates, ações e propostas durante as atividades: Cidades Plurais e Inclusivas; Cidades Globais e Sustentáveis, e Cidades Inovadoras e Eficientes. Entre as atividades a serem realizadas, destaca-se também um espaço dedicado a abordar o presente e o futuro do Mercosul, e a articulação da Mercocidades com o bloco regional.

A Assembleia de cidades membros, órgão máximo de deliberação e direção da rede, é constituída por prefeitos que tem como suas funções oficializar as autoridades da nova gestão da rede, aprovar o plano de trabalho anual, eleger os integrantes do conselho, entre outros.

Durante a Cúpula também acontecerão encontros de diferentes espaços de trabalho de Mercocidades. Serão realizadas as reuniões das unidades temáticas, da Direção Executiva, do Conselho da Rede. Além disso, a Assembleia resultará na Declaração de São Paulo, documento que estabelecerá o posicionamento e os compromissos das Mercocidades com diversas questões em nível regional e global, e orientará a gestão da próxima presidência da Rede, que será assumida pelo Prefeito Ricardo Nunes, ao longo de um ano.

A cúpula acontecerá no âmbito do São Paulo International Summit 2023 (SPIS), que reunirá outros três grandes eventos internacionais entre os dias 20 e 25 de novembro.

 

Formulário

Convite PT

Convite ES

Agenda PT

Agenda ES