São Paulo participa da cerimônia de recepção do novo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo

O Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, tomou posse em 7 de agosto

A Prefeitura de São Paulo participou da cerimônia online de recepção do novo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, na terça-feira (18). O evento virtual contou com a presença da equipe de Relações Internacionais da Prefeitura, de representantes das entidades Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) e Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Keren), a Câmara do Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, a Aliança Cultural Brasil-Japão e do JETRO São Paulo, que é o órgão do governo japonês com o objetivo de apoiar e promover o comércio bilateral entre os dois países, além de representantes do Consulado Geral do Japão no Brasil e de empresas .

Durante a live, o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, foi recebido com saudações e comentários dos participantes sobre o fortalecimento do intercâmbio cultural, as parcerias em diferentes áreas entre o Brasil e o Japão. As autoridades presentes também abordaram a pandemia do novo coronavírus na sociedade, pontuando que as consequências desta crise demandam resiliência e ação coletiva para serem enfrentadas.

O Cônsul-Geral do Japão em São Paulo tomou posse em 7 de agosto de 2020. Ryosuke Kuwana é da província japonesa de Kanagawa e atuava na Embaixada do Japão no México desde setembro de 2018. A cerimônia online de boas-vindas foi acompanhada por mais de 250 pessoas do Estado de São Paulo e de todo Brasil.

As relações bilaterais entre a cidade de São Paulo e o Japão ocorrem nas áreas de cooperação cultural e econômica. Este ano, o irmanamento entre São Paulo e a cidade de Osaka completou 51 anos. Em 2019, a capital paulista e o país oriental movimentaram mais de US$ 452 milhões. Além disso, mais de 33 mil japoneses vivem no município, que abriga a maior comunidade Nikkei do mundo. Durante a pandemia do novo coronavírus, a comunidade japonesa também apoiou São Paulo por meio de uma doação de 3 mil peças de vestuário hospitalar (bata descartável de polietileno).

*Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.