PREFEITURA DE SÃO PAULO

Grupo de Trabalho pede nova estrutura de representação latino-americana na CGLU

Representada pela vice-prefeita Nádia Campeão, a cidade de São Paulo assina junto com Porto Alegre, Belo Horizonte, Montevidéu, Canoas e várias redes e associações de governos locais documento entregue à CGLU

23/06/2015 12h04

Representantes de governos locais e regionais de 35 países se reuniram em Porto Alegre, de 10 a 12 de junho, para participar de reunião do Bureau Executivo da rede CGLU. O encontro discutiu a atuação das cidades na construção da Agenda Pós-2015, pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e na Habitat III, que será em Quito, em outubro de 2016 .

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, falou na sessão aberta “Governos Regionais e Locais da América Latina trabalhando para a Habitat III”, ocasião em que reforçou a importância da liderança da CGLU no debate sobre a participação das cidades no processo da Conferência.

“Acreditamos que podemos ir além dos compromissos da Habitat II quanto ao protagonismo das cidades na execução de políticas nacionais. Mais do que isso, estamos certos de que a implementação de uma Nova Agenda Urbana depende diretamente do nível de envolvimento das cidades”, afirmou Nádia Campeão.

A vice-prefeita também participou da elaboração de um documento sobre a atuação latino-americana no âmbito da CGLU, com o objetivo de construir uma nova estrutura de representação regional. O documento pede que a CGLU reconheça o recém-criado Grupo de Trabalho Permanente de Cidades, Governos Locais, Redes e Associações Municipais da América Latina.

Além de São Paulo, a carta tem apoio dos prefeitos José Fortunati (Porto Alegre), Marcio Lacerda (Belo Horizonte), Ana Oliveira (Montevidéu) e Jairo Jorge (Canoas). O grupo também é composto por Mercocidades, Redcisur, Fórum Rede de Autoridades Locais de Periferia, Frente Nacional de Prefeitos, Associação Chilena de Municípios, Associação Colombiana de Capitais e Associação dos Municípios Brasileiros.