Projeto Educomunicação é apresentado na Espanha

Foi durante o 1º Congresso Internacional Cidades Criativas

A Secretaria Municipal de Educação apresentou nesta sexta-feira, dia 23, o projeto Educomunicação (Educom) no 1º Congresso Internacional de Cidades Criativas, realizado em Madri, na Espanha. O projeto foi apresentado por meio de videoconferência e transmitido ao vivo via internet, com a participação de debatedores do México, Espanha e Itália.

Criado em 2001, o Educom tem por objetivo proporcionar experiências de utilização de sistemas de comunicação nas escolas, por meio de oficinas, tanto para professores quanto para alunos e voluntários. O projeto atinge atualmente cerca de 500 mil estudantes da rede municipal. Cada escola pode implementar o projeto de diferentes formas, por meio de histórias em quadrinhos, vídeos, jornais, blogs, podcasts, fotografias e também rádios escolares.

Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador do programa, destaca que o Educom pode mostrar para instituições de todo o mundo o sucesso do trabalho realizado na rede municipal de ensino. “Formamos produtores de mídia capazes de desenvolver estratégias de comunicação diferenciadas, fazendo com que a integração entre escola e comunidade seja reforçada”, explica.

A apresentação do Educom durou duas horas. Além de Carlos Lima, representaram o projeto os professores Ismar de Oliveira, Patrícia Orta, Claudemir Viana e Karla Souza. O 1º Congresso internacional Cidades Criativas teve duração de três dias, de 22 a 24 de outubro.

Fonte: Secom