São Paulo é eleita o melhor destino turístico nacional

Setor de Turismo e Eventos gera empregos e renda

A cidade de São Paulo foi escolhida como o melhor destino turístico nacional, prêmio concedido recentemente pela Editora Abril. O anúncio oficial ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 22, no Rio de Janeiro, dentro da programação do Congresso Brasileiro de Agência de Viagens.

A capital paulista recebe 11 milhões de turistas ao ano e, recentemente, foi reconhecida pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) como o principal destino de eventos internacionais das Américas, ficando à frente de Nova York, Chicago e Miami, e o 12º no ranking mundial.

A cidade desbancou destinos tradicionais como Londres, Tóquio, Madri, Sydney e Vancouver e obteve a melhor colocação de sua história. "Em apenas seis anos, saltamos da 80ª colocação para ocupar a 12ª posição, com 75 eventos internacionais de peso", disse o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris).

Turismo: emprego e renda

Estudo recente do Ministério do Turismo e Fundação Getúlio Vargas apontou que cada turista que visita São Paulo atraído por negócios gasta, por dia, US$ 285. "Hoje o segmento de Turismo e Eventos é um dos que mais gera empregos, por ser de mão de obra intensiva, e contribui para a arrecadação de impostos", revelou o presidente da SPTuris.

Ao longo dos últimos anos, a mídia internacional vem mostrando recentemente o potencial turístico de São Paulo. A revista “Travel Leisure” afirmou que a Cidade passou a ser capital mundial pela diversidade de culturas, sabores e ritmos. Já o jornal inglês “The Times” elegeu, no final de 2008, São Paulo como a mais cortês da América Latina, e a 4ª em todo o mundo.

Importantes indexadores demonstram o resultado do trabalho realizado pela SPTuris - empresa de promoção turística e de eventos da cidade de São Paulo. Atualmente, a ocupação hoteleira média mensal está em cerca de 70%. "Nossos 42 mil apartamentos estão, na maior parte do tempo, ocupados, com taxas maiores durante a semana, mas já superando os 50% nos fins de semana", explicou o presidente da SPTuris.

Outro parâmetro importante é o montante arrecadado por meio de Imposto Sobre Serviço (ISS) com o grupo 13, considerado o do Turismo por conter gastos com pacotes, hospedagem e eventos, que atingiu R$ 59,1 milhões no primeiro semestre deste ano, um patamar recorde para o período.

Fonte: Secom.