São Paulo ganha mais moderna central de atendimento de urgência da América Latina

Tecnologia é semelhante à utilizada em centrais na Europa

São Paulo ganha mais moderna central de atendimento de urgência da América Latina. A nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da capital paulista recebeu um sistema de gestão operacional informatizado de última geração que possibilitará diminuir o tempo de atendimento de 18 para 10 minutos. Essa tecnologia pode ser equiparada à existente nas melhores centrais de emergência do mundo, entre elas as redes de atendimento de Paris (França) e Madri (Espanha).

A inauguração, nesta quarta-feira, dia 21, contou com as presenças do prefeito e do governador de São Paulo. "O ponto mais importante para nós, hoje, com a inauguração da nova central do SAMU é a redução do tempo de resgate. Quando assumimos a gestão, o tempo médio de resgate era de 35 minutos. Reduzimos para 18 minutos e agora temos como meta fazer o atendimento no local em 10 minutos", disse o prefeito.

Com a nova estrutura, o SAMU, que contava com 17 postos de atendimento, passa a ter 30 locais de atendimento simultâneo para chamadas feitas pelo número gratuito 192. Dessa forma, poderá atender a mais de nove mil chamadas telefônicas todos os dias, o que representa um aumento de 80% nos atendimentos.

O serviço de atendimento de urgência também recebeu novas unidades móveis e mais funcionários. Serão cerca de 400 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e médicos, em escala de revezamento. Desses, 150 são portadores de deficiência, que atuarão na recepção das chamadas. "A Prefeitura trabalha para que São Paulo seja uma das cidades mais inclusivas do mundo. Os portadores de deficiência têm tido diversas oportunidades na Cidade de São Paulo e aqui na central do SAMU fazem um trabalho maravilhoso", defendeu o prefeito.

Outra adaptação que agilizará o serviço é a integração dos telefones de serviço 192 e 193, dos bombeiros, evitando a duplicidade no atendimento. Os casos destinados a cada central serão encaminhados por uma única ligação. A nova tecnologia do SAMU guardará os dados do atendimento, o que permitirá mapear os locais de maior incidência por tipo de acidente e ainda coibir a prática de trotes, hoje na média de 400 por dia. O sistema é ligado em no-break com capacidade para alimentação por 10 horas, além de gerador a óleo combustível, o que garante o funcionamento do serviço em caso de queda de energia.

Nova base

O novo prédio, localizado na rua Jaraguá, nº 836, no Bom Retiro, tem três andares, onde funcionam as centrais administrativa e de operações; anfiteatro com 180 lugares; infra-estrutura para treinamento, seminários e reuniões e dependências para atendimento.

A central abriga ainda três salas de conferência, com monitores de LCD, para gerenciamento de situações de crise. Essas salas podem ser conectadas a outros setores que também atuam no socorro de acidentes, como a Defesa Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde ou Guarda Civil Metropolitana.

O SAMU recebeu investimentos de aproximadamente R$ 40 milhões neste ano, dos quais R$ 24 milhões já foram aplicados na nova estrutura. O restante dos recursos será aplicado ao longo do próximo ano nas reformas, ampliações e melhorias das bases do serviço de urgência espalhadas pela cidade.

Fonte: Secom