"I Encontro Aberto da Agenda Ambiental"

Prefeito participa de evento em São Paulo

O prefeito de São Paulo participou na tarde desta segunda-feira, dia 19, do "I Encontro Aberto da Agenda Ambiental", promovido pela Editora Abril. Ele destacou a importância do tema meio ambiente para a administração municipal. "Nesses quatro anos, implantamos a Lei Cidade Limpa, o programa de Inspeção Veicular, plantamos 600 mil árvores e criamos o Comitê Municipal de Políticas Climáticas", lembrou.

A cidade de São Paulo é pioneira na elaboração de uma legislação municipal de combate às mudanças climáticas. Essa lei estabelece como meta a redução de 30% das emissões de gases causadores do efeito estufa nos próximos quatro anos, apontando estratégias nas diversas áreas de atuação da Prefeitura. Também propõe a redução progressiva do uso de combustíveis fósseis, adotando meta progressiva de redução de 10% ao ano, com o uso de combustível renovável não fóssil pelos ônibus do sistema de transporte público.

O evento, realizado no auditório da empresa, em Pinheiros, Zona Oeste da Capital, também contou com a presença do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente; do vice-presidente do Grupo Abril, Sidney Basili, e do vereador Gilberto Natalini. "A mudança climática chegou. Há necessidade de revermos as nossas atitudes, principalmente nós que somos tidos como roedores de árvores", disse o vice-presidente do Grupo Abril, Sidney Basili. Segundo ele, poder público, iniciativa privada e a sociedade devem se unir na busca de alternativas para minimizar os problemas causados pelo aquecimento global.

O mundo se prepara para discutir esse assunto na 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), marcada para ser realizada entre os dias 7 a 18 de dezembro, em Copenhague, capital da Dinamarca.Os 192 membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas terão a responsabilidade que envolve o futuro de todo o mundo: definir as bases e firmar um acordo verdadeiramente capaz de reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa, principais responsáveis pelas alterações do clima global. As novas metas devem entrar em vigor depois de 2012, quando expira a primeira fase do Protocolo de Kyoto.  E a cidade de São Paulo estará presente ao evento.