Projeto “Tambor Arte” terá como tema Expo Xangai 2010

Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro

Por volta do meio-dia, nos dias 20 e 21 de outubro, o Grafitte tomará conta da Praça do Patriarca, região central da cidade, quando 31 grafiteiros estarão pintando os 50 tambores do projeto “Tambor Arte”. Os trabalhos serão expostos, durante um mês, em 5 estações do metrô (Ana Rosa, São Judas, República, Tatuapé e Largo 13) e em cinco estações da CPTM (Brás, Perus, José Bonifácio, Júlio Prestes e cidade Jardins) e poderão integrar o conjunto de obras que representará a cidade de São Paulo na Word Expo 2010, que acontecerá em Xangai, com o “Tema Cidade Melhor, Vida Melhor”.

A ação é uma iniciativa inédita da Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Juventude, com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais. Para chamar a atenção da população, o trabalho ocorrerá durante a hora do almoço, ampliando o número de pessoas que terão acesso ao projeto, que conta com o apoio da iniciativa privada, que doará 350 latas de tintas para grafitar.

O projeto teve início em julho deste ano, com a publicação de um edital. Foram selecionados 31 artistas, por  uma comissão avaliadora. Todos enviaram currículos e trabalhos já realizados. As inscrições foram encerradas no dia 18 de setembro e os escolhidos receberam a comunicação da seleção por e-mail. O projeto Tambor Arte teve como inspiração um festival anual no México, o “Tambo Parade”. Assim como lá, a SMPP pretende criar uma tradição de promover anualmente uma exposição com tambores grafitados.

“Esta cidade recebeu muito bem o grafite e queremos fazer de São Paulo uma cidade do grafite, um município que representa o grafite”, contou Eymard Ribeiro, grafiteiro e colaborador do projeto. Ele também afirmou que é importante continuar batalhando para ampliar os espaços.  "Quanto mais lutarmos pelo grafite melhor”.

Expo Xangai

As Exposições Universais (World Expo) constituem, atualmente, o terceiro maior evento internacional, depois apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos, em termos de impacto cultural e econômico para uma cidade-sede.

Essas Exposições têm sido realizadas durante mais de um século e meio, tendo início em 1851, no Palácio de Cristal, em Londres. O sucesso da primeira edição fez com que o evento fosse reproduzido em outros países e as exposições universais passaram a ser consideradas como uma grande referência para a apresentação de idéias inovadoras, bem como para o intercâmbio econômico, científico, tecnológico e cultural entre os participantes.

A edição de 2010 da World Expo, em Xangai, será a primeira Exposição Universal a ser realizada em um país em desenvolvimento.Já são mais de 160 países e 26 organizações internacionais com presença confirmada. Além disso, estima-se que Xangai receberá a visita de mais de 70 milhões de pessoas durante os seis meses de evento.

A vida urbana será realçada pela primeira vez como tema de uma feira na história das Exposições Mundiais. Governos e indivíduos dos países ao redor do mundo irão demonstrar novos modelos para o futuro desenvolvimento das cidades,  com foco em propostas de desenvolvimento sustentável e na maior harmonia entre seres humanos e meio ambiente. Patrocinada pelo Governo Chinês e pelo Governo Municipal de Xangai, a Exposição está agendada para durar 189 dias, de 1° de maio a 31 de outubro de de 2010.

Para saber mais sobre a Expo Xangai clique aqui.