São Paulo será a sede da próxima conferência do C40 em 2011

A cidade de São Paulo foi escolhida para ser a sede da próxima conferência do C40 (Climate Leadership Group) - Grupo das 40 Maiores Cidades do Mundo para Combate às Mudanças Climáticas. A decisão do Comitê Executivo do C40 foi anunciada pelo prefeito da cidade canadense de Toronto, David Miller, nesta quarta-feira, dia 20, durante o encontro que acontece em Seul, capital da Coreia do Sul.

O atual presidente do C40, fez o anúncio durante a cerimônia de encerramento da conferência que, nos últimos três dias, debateu políticas públicas para minimizar os efeitos do aquecimento global. A capital paulista concorria à indicação com o Rio de Janeiro, Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Amsterdan (Holanda). A reunião do C40 em São Paulo será a quarta edição da conferência, que acontece a cada dois anos e já teve encontros em Londres (2003) e Nova Iorque (2005), além do que está sendo realizado na capital coreana.

Ao anunciar oficialmente o nome da cidade escolhida para sediar a próxima conferência, David Miller afirmou que São Paulo é uma metrópole que tem se empenhado muito no combate à poluição e se destacado no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente. Em companhia do prefeito de Seul, Oh Se-hoon, Miller desejou boa sorte ao prefeito da capital paulista na próxima edição do evento.

O prefeito de São Paulo agradeceu ao Comitê Executivo do C40 e afirmou que a cidade está consciente da responsabilidade e estará preparada para receber as delegações além de colaborar para expandir no mundo a atenção às questões ligadas à conservação ambiental. "Estejam seguros de que aproveitaremos essa oportunidade para reafirmar nosso comprometimento com as estratégias e objetivos do C40. Somos conscientes do dever de contribuir para a disseminação dos ideais de sustentabilidade e levamos a sério esse compromisso," ressaltou o prefeito paulistano.

Ele também destacou em seu discurso o fato de a cúpula de 2011 acontecer numa cidade do hemisfério sul. "Trata-se, sem dúvida, de um sinal político importante, que confirma a intenção do C40 de consolidar-se como uma rede verdadeiramente global e atenta às necessidades específicas das grandes cidades do mundo em desenvolvimento", afirmou.

Sobre São Paulo, o prefeito salientou as características multiculturais e a harmonia na convivência de vários povos diferentes como itens importantes para realizar o próximo encontro. "Esperamos que nossa tradição de hospitalidade e tolerância, somada à ótima infra-estrutura para a organização de grandes eventos, faça do encontro de 2011 um acontecimento memorável", finalizou.

 

(Texto: Secom)