Escultura "Homenagem a Alceu Amoroso Lima"

Obra é do artista plástico argentino León Ferrari

 Nesta sexta-feira, dia 25, às 11h, a Prefeitura devolve à cidade de São Paulo a escultura "Homenagem a Alceu Amoroso Lima", em solenidade que terá a participação do prefeito paulistano. A obra do artista plástico argentino León Ferrari, formada por 59 tubos metálicos de 6 metros de altura, ocupa agora o jardim da biblioteca que leva o nome do jornalista e escritor, imortal da Academia Brasileira de Letras, conhecido por Tristão de Ataíde. 

A escultura foi originalmente instalada no cruzamento da Marginal Pinheiros com a avenida João Dias, em 1983. Em 1990, precisou ser removida para a construção do Complexo Viário João Dias, mas, por causa de problemas no armazenamento e da fragilidade do material, não pôde ser remontada. Em 2006, quando a Biblioteca Alceu Amoroso Lima tornou-se temática em Poesia, a Secretaria Municipal de Cultura iniciou um processo de recuperação do conjunto escultórico. O próprio León Ferrari participou da reconstrução, que manteve o projeto original da década de 1980.

Data:Sexta-feira, dia 25 de setembro de 2009
Horário: 11 horas
Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima - Área externa do 1º mezanino - Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros - Zona Oeste