A Ascensão de Cidades e Regiões nas Relações Internacionais

FGV promove debate

O Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado na Escola de Ciências Sociais e História (CPDOC), promoveu, no último dia 27, um debate sobre o reconhecimento do papel do poder público das unidades subnacionais e das organizações da sociedade civil como atores fundamentais no âmbito das relações internacionais.

O Secretario Municipal de Relações Internacionais e o Assessor Internacional do Governo do Estado De São Paulo, Rodrigo Tavares, participaram do debate que teve como convidada a Representante Especial de Assuntos Governamentais do Departamento de Estado dos EUA e assessora de Hillary Clinton, Reta Jo Lewis. O Secretário Municipal de RI fez uma apresentação sobre a importância das relações internacionais para uma cidade globalizada como São Paulo, enquanto o assessor Rodrigo Tavares falou sobre os números e a importância econômica de São Paulo no contexto latino americano e mundial.

A Palestrante Reta Jo Lewis fez uma exposição sobre a importância das unidades nacionais, nas relações internacionais e a dinâmica dos estados americanos, além de salientar a necessidade das unidades subnacionais brasileiras investirem mais no segmento de RI.