Aviso de Pauta - Lançamento da pedra fundamental do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes

Evento terá a presença do vice-governador de Île-de-France, Francis Parny

O vice-governador de Île-de-France, Francis Parny, vem a São Paulo entre os dias 17 e 19 de setembro para participar de eventos que marcam a cooperação bilateral entre a capital paulista e a região francesa e as comemorações do Ano da França no Brasil.
 
Nesta sexta-feira, dia 18, Parny participará da inauguração oficial da exposição Populations et Diversités en Île-de-France. Realizada na Galeria Olido, a mostra traz cerca de 350 fotografias coloridas e preto e branco que retratam a multiculturalidade da população da região francesa, que, assim como São Paulo, possui aproximadamente 11 milhões de habitantes. Os trabalhos são das fotógrafas Sophie Loubaton e Brigitte Eyamann. A curadoria é de Mohammed Ouaddane e Claudie Le Bissonais. A exposição é similar à realizada em Paris, em 2005, durante o Ano do Brasil na França.

Ele também visita o projeto Sombras e Luz, exposição artística e científica, em cartaz no SESC São Paulo.
 
No sábado, dia 19, o vice-governador Parny participa da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes. A iniciativa, que conta com o apoio financeiro da região de Île de France, será destinada a promover a formação cultural dos moradores da região. O centro traz um conceito inovador que busca reunir no mesmo espaço condições para formação profissional e manifestações culturais. A expectativa é que o centro beneficie a população com cursos e oficinas de várias áreas, além de disponibilizar espaço para cinema, teatro, exposições e biblioteca. As obras devem começar ainda neste ano. 

O projeto faz parte do termo de cooperação, firmado em 2006, no qual São Paulo e Île de France se comprometem a realizar ações conjuntas que resultem na aproximação dos povos e contribuam para o desenvolvimento econômico, social e cultural das coletividades, bem como para redução da pobreza urbana. O acordo prevê a execução de projetos nas áreas de saúde, cultura e desenvolvimento social. Os eventos integram as atividades do Ano da França no Brasil e são uma demonstração dos laços que unem a capital paulista e a região francesa.

Île-de-France é uma das 26 regiões administrativas da França. Composta por oito departamentos: Seine-et-Marne, Yvelines, Essonne, Val d’Oise, Val-de-Marne, Hauts-de-Seine, Seine-Saint-Denis e Paris. Com uma área de 12 mil quilômetros quadrados, possui aproximadamente 11 milhões de habitantes.

Data: Sexta-feira, 18 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Galeria Olido - Avenida São João, 473

Data: Sábado, 19 de setembro
Horário: 10 horas
Local: Cidade Tiradentes, Zona Leste - São Paulo