Prefeitura de São Paulo promove palestra a servidores municipais com temática racial

Evento trará mesa internacional com nomes relacionados ao tema e políticas internacionais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, promove palestra sobre o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, voltada aos servidores municipais, no próximo dia 18 de abril, no Edifício Matarazzo. O evento é uma reflexão sobre o dia 21 de março, data dedicada ao tema, e busca trazer conhecimento sobre ações da Prefeitura contra o racismo na Cidade de São Paulo e troca de boas práticas com autoridades internacionais.

Entre os objetivos do evento, destaca-se a importância de servidores públicos conhecerem as políticas públicas da municipalidade em relação ao combate do racismo estrutural e a oportunidade de entender como cada uma funciona, para que saibam qual o papel enquanto cidadãos.

A mesa internacional será formada pelo Secretário Municipal de Relações Internacionais, Aldo Rebelo; o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula; a Gerente de Projetos e responsável pela coordenadoria da Expo Internacional Dia da Consciência Negra, Elaine Gomes; a Secretária Executiva de Igualdade Racial, Elisa Lucas; o assessor da Secretaria de Relações Internacionais de Guiné-Bissau, Jacque Mário Almeida; e a Coordenadora do Núcleo de Educação para relações Étnico Raciais de São Paulo, Eva Santos. Além disso, o evento trará uma apresentação cultural do Grupo Kizomba, com dança e canto, característica de Guiné, para celebrar a cultura africana. O Grupo Kizomba visa a inserção artística de homens e mulheres pretas que nunca tiveram contato com a arte, fortalecendo valores da cultura tradicional africana.

O Farol

“São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural” é uma política pública, parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais (SMRI) e de Educação (SME). O seu objetivo é combater o racismo estrutural na sociedade a partir da educação, incidindo na formação das próximas gerações.

O projeto insere-se nos esforços internacionais para combate ao racismo e promoção de desenvolvimento econômico inclusivo. Dentre eles, cumpre destacarmos a Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024) proclamada pela ONU que tem como pilares reconhecimento, justiça e desenvolvimento.

A Expo Internacional Dia da Consciência Negra acontece como uma das atividades do Farol, que busca alcançar a meta 70 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo.

 

Contato de imprensa:

smri@prefeitura.sp.gov.br