Prefeito dá posse aos secretários de Relações Internacionais e de Mudanças Climáticas em cerimônia repleta de autoridades

Aldo Rebelo e Renato Nalini foram escolhidos pelo prefeito por sua notável competência e capacidade de articulação

 Em uma cerimônia repleta de autoridades no hall do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes deu posse aos novos secretários de Relações Internacionais, Aldo Rebelo, e executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, nesta segunda-feira (19). O prefeito ressaltou várias vezes em seu discurso que Aldo Rebelo (SMRI) e Renato Nalini (SECLIMA) foram escolhidos pelo prefeito por sua notável competência e capacidade de articulação.

“Hoje é um dia muito importante para a cidade, para o Estado de São Paulo, para o Brasil e para o mundo, pela presença que tivemos de governadores, senadores, deputados e vereadores, lideranças de todas as esferas, ex-presidente, ex-governadores, na posse do doutor Renato Nalini e do Aldo Rebelo. Isso demonstra o nível que estamos colocando na cidade, o prestígio que eles têm. Estou muito feliz e agora é mãos à obra, trabalhar bastante para tornar a cidade de São Paulo melhor a cada dia, com a enorme responsabilidade que temos” disse o prefeito Ricardo Nunes.

Autor da lei que declarou o dia 20 de novembro como data Nacional de Zumbi dos Palmares, o jornalista e escritor Aldo Rebelo, 67 anos, é um nome conhecido na política brasileira, sendo vereador em São Paulo de 1988 a 1990 e presidente da Câmara dos Deputados, além de comandar vários ministérios, como o da Defesa e o do Esporte.

“Me sinto muito honrado por servir mais uma vez a cidade de São Paulo, na qual já fui vereador, deputado federal e agora assumo esta responsabilidade ao lado de uma figura de grande projeção intelectual e administrativa, em uma grande responsabilidade desta cidade que é São Paulo, cosmopolita, universal, conhecida e reverenciada em todo o mundo na cultura, no esporte, na culinária, nas artes plásticas, na moda. Tudo o que São Paulo faz é grande e para mim é uma grande honra partilhar esse momento dessa ambição que São Paulo justifica pela sua grandeza e vocação como uma grande metrópole, a síntese do Brasil”, afirmou Aldo Rebelo.

José Renato Nalini, de 78 anos, é desembargador de Justiça aposentado e ex-secretário Estadual da Educação, cargo que ocupou entre 2016 e 2018. Foi presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2014/2015, quando formou o Conselho Interinstitucional, para participação da sociedade na gestão do Judiciário, implementou o Processo 100% digital e inaugurou o sistema de audiências de custódia.

“São Paulo, com o seu pioneirismo, criou a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas em um gesto que está sendo copiado por outras cidades", disse Nalini, que ressaltou a importância da pasta para o equilíbrio ambiental. “Agradeço pela confiança em mim depositada para assumir essa secretaria que tem por missão articular providências e fazer com que todas as unidades municipais, mas também toda a sociedade civil, toda a população, se preocupe com aquilo que já não é mais mudança climática, é emergência climática.”

Participaram da cerimônia autoridades com o ex-presidente Michel Temer, o ex-governador de São Paulo Rodrigo Garcia, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que atualmente é secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, que na solenidade representou o governador Tarcísio de Freitas.

Currículo resumido dos novos secretários

José Aldo Rebelo Figueiredo
Jornalista e escritor. Foi vereador em São Paulo de 1988 a 1990. Foi presidente da Câmara dos Deputados e ministro em pastas a como do Esporte da Defesa. Também foi presidente da Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. É autor da lei que declarou o dia 20 de novembro como data Nacional de Zumbi dos Palmares (Lei 9 125/1995) e relator do Código Florestal.

José Renato Nalini
Desembargador aposentado, construiu carreira no Judiciário e presidiu o Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2014/2015. Em 2016, aceitou convite para assumir a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Formado em Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Nalini também atuou no Ministério Público de São Paulo (MPSP) e foi presidente da Academia Paulista de Letras (APL).

 

Por Secretaria Especial de Comunicação - SECOM