Polo de Ecoturismo inaugura espaço no Mercado Municipal de Pinheiros

O lugar, pensado para ser uma vitrine do turismo sustentável dentro de São Paulo, garante ao visitante uma experiência imersiva na Mata Atlântica

O fortalecimento da Agricultura Familiar e o Turismo Verde estão entre as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a Prefeitura de São Paulo tendo os ODS como diretriz de suas ações, inaugurou na última terça-feira (23) o Box do Polo de Ecoturismo no Mercado de Pinheiros. Em parceria com a Aprumar - Associação de Produtores Rurais de Parelheiros e Região -, as Secretarias Municiais de Relações Internacionais (SMRI) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) pensaram em um espaço com o objetivo de proporcionar aos visitantes uma imersão na Mata Atlântica.

O projeto foi idealizado para tornar a experiência do público única. O Box do Polo de Ecoturismo conta com diferentes ativações, como: lounge com apresentação de filmes institucionais sobre o Polo de Parelheiros; exposição, degustação e comercialização dos produtos artesanais (geleias, cachaças produzidas pelos agricultores da zona sul); e comercialização do artesanato local de Parelheiros e região. "É um sonho pra gente ter um ponto desse em um bairro com bastante visibilidade em São Paulo divulgando os empreendedores e nossos produtos. Estou muito feliz com esse presente que São Paulo ganhou, mas quem ganhou foi a gente, os produtores", explica o produtor Joacir Magini Junior.

Vitrine do Polo de Ecoturismo de São Paulo. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

O Polo de Ecoturismo de São Paulo é rico em natureza, cultura e economia criativa. Além de sítios com produção orgânica, a região conta com diversos empreendedores que produzem geleias, cachaças, licores e antepastos, feitos com produtos típicos da Mata Atlântica; frutas desidratadas; meliprodutos; bordados, artesanato e arte ecológica sustentável; cosméticos naturais (sem testes em animais); produtos orgânicos certificados; funghi e derivados; legumes e verduras orgânicas; PANCs (plantas alimentícias não convencionais); compostos orgânicos, entre outros itens, todos feitos artesanalmente, na região mais ecológica da cidade. "Parelheiros está aqui dentro da cidade para mostrar para São Paulo e para o mundo o que nós temos lá de natureza, de sustentabilidade e de produção de produtos agrícolas sustentáveis", comenta o secretário-executivo de Segurança Alimentar, Nutrição e Abastecimento, Carlos Fernandes.

A SMRI atua na região do extremo sul da capital por meio da Coordenadoria de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (CCDS), que tem como objetivo promover a sustentabilidade para os moradores, comerciantes e agricultores de Parelheiros. Dentre as ações de fomento a pasta promove a qualificação em espaços públicos; empreendimentos em locais urbanos devido às mudanças climáticas; inclusão de saneamento básico a povos indígenas; turismo sustentável; dentre diversas atividades relacionadas sustentabilidade local.

 

Vitrine do Polo de Ecoturismo de São Paulo. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

Sobre o Polo de Ecoturismo de São Paulo

O Polo de Ecoturismo de São Paulo é um território extenso, que ocupa cerca de 28% da área do município. É subdividido em três distritos, sendo Parelheiros e Marsilac na Subprefeitura de Parelheiros, e um trecho do distrito de Grajaú, parte da Subprefeitura de Capela do Socorro, com destaque para o bairro da Ilha do Bororé.

Localizado no extremo Sul da cidade, o Polo de Ecoturismo de São Paulo nasceu por meio da lei municipal n° 15.953/14, como parte de um projeto gerador de recursos, negócios, renda, empregos e com total compromisso com o meio ambiente e as futuras gerações. O território ocupa cerca de ¼ da cidade de São Paulo e é caracterizado pelos contrastes da maior megalópole brasileira: quilômetros de Mata Atlântica intocada, rios de água limpa, aldeias indígenas e produção orgânica.

A região possui uma grande importância e riqueza ambiental. Ao longo dos mais de 400km² de extensão, encontram-se importantes unidades de conservação, como áreas de preservação ambiental, parques naturais, reservas particulares de patrimônio natural, além da Terra Indígena Tenondé Porã. Parte da extensão do Polo é definida como zona rural.

Em toda essa extensão territorial é possível encontrar atrações, como cachoeiras de águas cristalinas, sítios agroecológicos, patrimônio histórico e importantes marcos culturais da cidade. Nesse universo tão singular, o ecoturismo e o turismo de base comunitária vêm sendo tratados como ferramenta universal, capaz de induzir o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, preservar o rico patrimônio natural. Mesmo tão perto do núcleo urbano, no Polo de Ecoturismo de São Paulo turistas e moradores têm a oportunidade de desfrutar de experiências típicas do interior: passeios a cavalo, cachoeiras, esportes radicais, passeio de trator, colheita de legumes e verduras orgânicas, entre outras atrações.

 

Sobre o Mercado Municipal de Pinheiros

O Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, mais conhecido como Mercado de Pinheiros, foi inaugurado em 1910. Erguido primeiramente onde hoje é o Largo da Batata, na Av. Brigadeiro Faria Lima, devido a esse ser então um ponto estratégico no caminho de tropeiros e comerciantes, era o preferido dos produtores oriundos do interior do Estado. Depois, foi reerguido no atual endereço, em 1971. Atualmente, conta com 39 boxes, entre empórios, mercearias, peixarias, quitandas etc., além de opções gastronômicas.


Vitrine do Polo de Ecoturismo no Mercado de Pinheiros

A loja Vitrine do Polo de Ecoturismo de São Paulo fica no piso inferior do Mercado.
Endereço:
Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros
Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 18h
Redes Sociais: @mercadodepinheiros