Prefeitura abre inscrições para aceleração de negócios rurais em turismo e beneficiamento com recurso de R$ 30 mil

Aporte é destinado para estrutura, materiais e serviços visando o fortalecimento das cadeias de turismo rural e beneficiamento de produtos naturais na zona sul da cidade.

A Prefeitura de São Paulo vai selecionar até 30 propostas de Unidades de Produção Agropecuária (UPAs) ou de Organizações Coletivas da Zona Sul da cidade, regiões de Parelheiros, Marsilac, Grajaú/Ilha do Bororé, para participar da Aceleração de Negócios Rurais. Além de capacitações, análise e acompanhamento do plano de negócios, os selecionados receberão um aporte de R$30 mil em estrutura, materiais e serviços para o fortalecimento de cadeias de relevância socioambiental. Os interessados em participar têm até o dia 14 de janeiro de 2024 para realizar a inscrição pelo site: adesampa.com.br/semeandonegocios.

O projeto Semeando Negócios tem o objetivo de ampliar as ações de suporte aos agricultores, contribuir com o desenvolvimento econômico e garantir a permanência da atividade agrícola na região sul da capital paulista. O projeto é uma parceria entre a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), por meio da Coordenadoria de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (CCDS).

A Aceleração de Negócios Rurais visa estabelecer as condições necessárias para o acesso dos agricultores da região às políticas públicas e abertura de mercados, apoiando materialmente a estruturação dos negócios. A ação visa fortalecer o turismo e beneficiamento no território, trazendo desenvolvimento sustentável para a região Sul da cidade de São Paulo (Parelheiros, Marsilac, Grajaú/Ilha do Bororé) através da agregação de renda dos agricultores. Os negócios selecionados também receberão apoio na estruturação dos imóveis e suporte na gestão do negócio voltado ao Turismo de Vivência Rural e/ou Beneficiamento de Produtos Naturais.

Na primeira etapa do Semeando Negócios a busca ativa realizada de forma presencial e com apoio dos dados do Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ambiental (SisRural), identificou 400 espaços na região que comercializam ou que destinam algum cultivo próprio para além do núcleo familiar, seja com finalidade ornamental ou alimentícia. Juntas, todas as unidades produtivas cadastradas ultrapassam a área de três mil hectares. As visitas foram realizadas para a coleta de dados e identificação de UPAs agropecuárias.

Para participar, é importante a leitura completa do edital disponível em: shre.ink/semeando-edital. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Ade Sampa pelo e-mail semeandonegocios@adesampa.com.br ou pelo WhatsApp: (11) 91948-4581.