Prefeitura de São Paulo lança podcast da Virada ODS

Os dois primeiros episódios são em homenagem ao Dia Mundial dos Direitos Humanos (10), a Secretaria de Relações Internacionais lança podcast sobre o tema com entrevista com as secretárias municipais de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania, Eunice Prudente e Soninha Francine

Em celebração ao Dia Mundial dos Direitos Humanos, o núcleo da ‘Virada ODS’, dentro da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, lança um podcast com a participação das secretárias municipais de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania, Eunice Prudente e Soninha Francine. Os episódios vão ao ar no dia 10 de dezembro, data proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) para se celebrar as ações e avanços dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais a toda a população mundial.

O Dia Mundial dos Direitos Humanos foi criado em 1948, e passou a ser comemorado em 1950, a fim de pautar a necessidade de reivindicar ações concretas dos Estados e sociedade, além de incentivar a luta por direitos ainda não garantidos. Ao longo do programa de podcast, as secretárias explicam a atuação da Prefeitura de São Paulo na pauta, como a importância das pastas para a gestão da cidade.

“A Secretaria Municipal de Justiça foi a primeira a surgir, historicamente. Ela se chamava ‘Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura’, depois foi reconhecendo as demais, como a Secretaria Municipal de Educação, Direitos Humanos e Cidadania. Está descrito na Constituição de 1988, a necessidade de uma pasta para assistência social. É um direito civil. As secretarias são vistas como conquistas, pessoas lutaram para que nossa constituição garantisse isso”, explica a Dra. Eunice Prudente.

A Prefeitura de São Paulo trabalhou por anos para garantir que os paulistanos tenham acesso aos direitos garantidos na Constituição Federal e na Declaração Universal da ONU, para isso, foram criados órgão públicos para dar voz e assistência a grupos mais vulneráveis, com seus direitos ameaçados, violados ou nem mesmo reconhecidos.

“Em 2005, foi criada uma coordenação de políticas para a diversidade sexual, pois tínhamos que discutir discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, etc. Isso foi feito na ‘Secretaria de Participação e Parcerias’, e antes disso, já havia uma comissão de direitos humanos, que, posteriormente resultou na atual Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Foi uma trajetória importante para a cidade, e é fundamental ter um órgão que zela os direitos civis, políticos, sociais e ambientais”, comenta a secretária Soninha Francine.

Para ouvir o podcast, basta acessar o canal do youtube da SMRI: @relacoesinternacionaisdaci6295

Ou no canal do Spotify da VIRADA ODS