Prefeitura de SP amplia suporte a agricultores e avança na identificação de unidades de produção

Projeto Semeando Negócios realizou busca ativa nos distritos de Grajaú, Parelheiros e Marsilac

 A Prefeitura de São Paulo finalizou a etapa de coleta de dados e identificação de Unidades de Produção Agropecuárias (UPAs) no âmbito do “Semeando Negócios – Pelo Desenvolvimento Sustentável do Campo”. Entre abril e julho deste ano, o projeto realizou mais de 600 visitas nos territórios dos distritos de Parelheiros, Marsilac e Grajaú - que inclui Ilha do Bororé.

O Semeando Negócios tem o objetivo de ampliar as ações de suporte aos agricultores, contribuir com o desenvolvimento econômico e garantir a permanência da atividade agrícola rural na região sul da capital paulista. O projeto é uma parceria entre a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), por meio da Coordenadoria de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (CCDS).

A busca ativa, realizada na primeira etapa do Semeando Negócios de forma presencial e com apoio dos dados do Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ambiental (SisRural), identificou 400 espaços na região que comercializam ou que destinam algum cultivo próprio para além do núcleo familiar, seja com finalidade ornamental ou alimentícia. Juntas, todas as unidades produtivas cadastradas ultrapassam a área de três mil hectares. Dessas propriedades, mais de 70% produzem verduras folhosas, frutas e temperos, enquanto 46% delas possuem criação animal.

Outro dado levantado aponta que 75% dos entrevistados trabalham com agricultura há mais de 10 anos e 82% pretendem continuar nessa atividade no futuro. Além disso, mais de 96% dos produtores declararam ter algum tipo de cuidado com o meio ambiente e 80% das unidades produtivas têm área de vegetação nativa na propriedade. O dashboard com todos os dados coletados pelo projeto já está disponível e pode ser acessado no site adesampa.com.br/semeandonegocios/dashboard.

Próximos passos

A segunda fase do Semeando Negócios, prevista para início em janeiro de 2024, vai realizar o levantamento georreferenciado das propriedades com matrícula, o diagnóstico fundiário das unidades produtivas sem matrícula e, ainda, apoiar os agricultores com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento que habilita os agricultores no edital do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

Além disso, os agricultores receberão uma assessoria empresarial individual para formalização de CNPJ Rural e emissão de Nota Fiscal do Produtor Rural, regularização com a Receita Federal através da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) e inscrição no Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR). Ainda, serão realizadas capacitações para os agricultores interessados em integrar as cadeias produtivas do Turismo de Vivência Rural e Beneficiamento de Alimentos.

Os agricultores terão, também, a oportunidade de participar de uma chamada pública, com aporte financeiro, para garantir a estruturação das unidades produtivas para o Beneficiamento de Alimentos e o Turismo Rural, com assessoria para elaboração de planos de negócios e acompanhamento do uso dos recursos e orientações gerenciais. Neste contexto, a fim de tornar o ecoturismo uma opção de destino sustentável para os paulistanos, a CCDS promove ações de fomento na região sul da cidade de São Paulo.

Este incentivo tem como objetivo principal fortalecer o agricultor para abrir mercados, além de mantê-lo habilitado para participação nos diversos programas públicos da Prefeitura de São Paulo voltados para este setor. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Ade Sampa pelo e-mail semeandonegocios@adesampa.com.br e pelo telefone: (11) 91948-4581.