Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência participa da sétima edição dos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, Chile

Servidores representantes compartilharam experiências com o governo local, além de ações e políticas públicas na cidade de São Paulo

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) eA SMRI, que tem a governança da Casa Brasil nos dois momentos e que esteve ativa fortemente durante os jogos Pan-americanos e Parapan-Americanos, acompanhou as atividades da Casa Brasil durante a ativação. a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) esteve presente nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, no Chile, por meio da Casa Brasil, espaço da cidade de São Paulo com o Comite Olimpico Brasileiro, localizada no Parque Araucano, bairro Los Condes, região metropolitana. O evento mundial aconteceu entre os dias 17 e 26 de novembro, que garantiu à delegação brasileira o primeiro lugar no quadro geral, com 343 medalhas.

Na ocasião, a SMPED produziu o videocast “PodCast Inclui Sampa”, com os temas de debate: ‘O esporte como ferramenta de inclusão em diferentes contextos sociais’ e ‘Medalhas e Memórias: O desempenho da delegação brasileira nos Jogos’’. Os episódios contam com a presença de atletas que competiram durante os Jogos. A transmissão está disponível no canal do Youtube da secretaria e foi conduzido pela secretária Silvia Grecco e o ex-atleta paralímpico e dos maiores medalhistas da história, Daniel Dias.

Durante a permanencia da Prefeitura de São Paulo, a Central de Intermediação em Libras (CIL), esteve disponível para conhecimento do público sobre o serviço, que surgiu da necessidade das pessoas surdas se comunicarem na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao acessar os serviços municipais na ausência de intérprete de Libras. Por meio de um totem instalado na Casa Brasil, os espectadores conseguirão fazer uma ligação que será atendida pela CIL, em São Paulo.

O Prefeito Ricardo Nunes comemorou a iniciativa da gestão na Casa Brasil durante a competição: ‘’A prefeitura de São Paulo trabalha todos os dias para tornar a nossa cidade cada vez mais inclusiva. Fizemos questão de criar o Espaço da Cidade de São Paulo, em Santiago, para acolher os nossos atletas paraolímpicos e também apresentar todas as ações e programas em benefício das pessoas com deficiência. Muito importante essa troca de experiências com outras culturas e países.”

‘’A Prefeitura de São Paulo marcando presença no Parapan-Americano no Chile através do Espaço da cidade de São Paulo onde a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência estará participando com várias ativações levando o que há de melhor da cidade de são Paulo na questão de cultura, arte gastronomia com pessoas com Deficiência, então é muito importante a nossa participação para que o mundo conheça o nosso trabalho’’, afirmou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.