II Fórum Anual da Aliança de Bancos Subnacionais de Desenvolvimento da América Latina encerra o São Paulo International Summit (SPIS) 2023

O último evento do São Paulo International Summit teve como objetivo viabilizar o financiamento de projetos importantes para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU; durante a semana, se reuniram mais de 120 representantes de 71 cidades de 19 países ibero-americanos

Entre os dias 23 e 24 de novembro, a cidade de São Paulo sediou o II Fórum Anual da Aliança de Bancos Subnacionais de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe. O Edifício Matarazzo e o Centro Cultural São Paulo foram palco para o encontro que visa promover um espaço estratégico para diálogos com pares, instituições de desenvolvimento, governos, municípios e parceiros técnicos e financeiros da região. O II Fórum da Aliança faz parte do “São Paulo International Summit”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

A aliança entre os bancos e instituições financeiras foi lançada em 2021, como um desdobramento do Finance in Common Summit (FiCS) de 2020, realizado em Paris - na França. Posteriormente criou-se um espaço de cooperação para os Bancos Subnacionais de Desenvolvimento (SDBs). Na região foi liderada pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Fundo Global para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais (IDDRI).

O intuito da união foi alinhar as suas iniciativas, investimentos e portfólios com a Agenda 2030 e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris sobre o clima, a fim de promover investimentos sustentáveis através de carteiras de projetos de desenvolvimento urbano e territorial e dinamizar os mercados financeiros urbanos e municipais.

“Receber o Fórum em São Paulo é uma grande oportunidade para criar e fortalecer parcerias estratégicas no âmbito nacional e internacional com o objetivo de promover a troca de experiências e expertises e de fomentar o desenvolvimento sustentável nas cidades”, comentou a Secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Durante os dois dias do II FMDV, definiu-se os próximos passos da Aliança na operacionalização do papel transformador e revolucionário dos Bancos Subnacionais de Desenvolvimento no financiamento de uma transição urbana sustentável, resiliente e justa. O Fórum abriu uma oportunidade para estabelecer uma parceria regional reforçada e efetiva, bem como cooperação com Instituições Financeiras de Desenvolvimento, Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, Organizações Internacionais, Redes de Governos Locais e Regionais.

Sobre o São Paulo International Summit 2023

Entre os dias 20 e 24 de novembro, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, a Prefeitura realizou o São Paulo International Summit 2023, agregando quatro eventos dirigidos a governos locais da América Latina, Caribe e Península Ibérica. O foco é o compartilhamento de políticas públicas baseadas no desenvolvimento sustentável e na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo modelos de financiamento e prospecção de investimentos para adaptação às mudanças climáticas. Nesse contexto, a capital paulista sediou a XX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), o II Fórum Anual da Aliança de Bancos Subnacionais de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, o encontro da Plataforma de Inovação Urbana do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a XXVIII Cúpula de Mercocidades, a rede de governos locais ligados ao Mercosul.

Durante o SPIS, o prefeito Ricardo Nunes assumiu presidência da rede Mercocidades e a copresidência da UCCI (ao lado da capital espanhola, Madri, sede permanente da União das Cidades Capitais Ibero-americanas). “São Paulo tem se projetado nos últimos anos como capital da diplomacia de cidades, somando mais de 15 grandes eventos até o fim de 2024”, afirmou a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy. Em agosto, por exemplo, a capital paulista foi um dos principais articuladores da reativação do Fonari (Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais).