Servidores da PMSP participam de evento técnico a convite do Governo Metropolitano de Tóquio, para intercâmbio de boas práticas em saneamento e sistema hídrico

Equipe apresentou os instrumentos do governo como o Programa de Metas e Plano de Ação 2030.

Entre os dias 17 e 20 de outubro, servidores da Prefeitura de São Paulo estiveram em Tóquio para participar do evento Waterworks and Sewerage Technical Tour and Business Matching 2023. O objetivo do evento foi a promoção de parcerias de negócios para soluções de saneamento e a troca de experiência entre diversas cidades do mundo com criação de uma rede de contato. As secretarias que representaram a Prefeitura foram Secretaria Municipal de Habitação e Secretaria Municipal de Subprefeituras.

Na ocasião, os presentes puderam prestigiar duas partes da ação: primeira voltada para os negócios e promoção de parcerias empresariais, já que estava acontecendo a maior feira do Japão das empresas do ramo de abastecimento de água e esgotamento; e a segunda voltada para a troca de experiências entre diversas cidades do mundo, com mesa redonda e visita técnicas a equipamentos.

O evento teve a participação de 27 cidades do mundo, na qual cada uma apresentou situação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento e seus principais desafios. (colocar o que SP apresentou).

Além disso, os servidores puderam fez visitas técnicas às estações de tratamento de água e esgoto, como a estação de tratamento de Kanamachi, a maior de Tóquio com avançada tecnologia, e também o museu Tokyo Waterworks Historical Museum, que conta com a história e processo de modernização do sistema de abastecimento de água do Japão.

Os principais resultados alcançados foram: a troca de experiência com diversas cidades do mundo; a criação de uma rede de contatos entre cidades globais e empresas; a apresentação de novas tecnologias para o setor; e o estreitamento de laços com as cidades como Tóquio para eventos futuros, não apenas relacionados ao Saneamento como também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023.