São Paulo International Summit reunirá delegações de mais de 20 países em quatro grandes eventos de cooperação internacional entre cidades

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, a programação marca o início da governança da cidade em relevantes redes municipais, como a presidência de Mercocidades

Entre os dias 20 e 24 de novembro, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, a Prefeitura realiza o São Paulo International Summit 2023, agregando quatro eventos dirigidos a governos locais da América Latina, Caribe e Península Ibérica. O foco é o compartilhamento de políticas públicas baseadas no desenvolvimento sustentável e na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo modelos de financiamento e prospecção de investimentos para adaptação às mudanças climáticas. Nesse contexto, a capital paulista vai sediar a XX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), o II Fórum Anual da Aliança de Bancos Subnacionais de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, o encontro da Plataforma de Inovação Urbana do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a XXVIII Cúpula de Mercocidades, a rede de governos locais ligados ao Mercosul.


Delegações de mais de 20 países são aguardadas ao longo da programação, incluindo prefeitos e representações chamadas de alto nível (primeiro escalão de governo) para a discussão de temas de impacto global, regional e municipal, abrangendo redes e organizações internacionais que trabalham na construção de espaços democráticos, técnicos e inclusivos para a busca de cidades mais igualitárias e sustentáveis.

Durante o SPIS (São Paulo International Summit), o prefeito Ricardo Nunes vai assumir a presidência da rede Mercocidades e a copresidência da UCCI (ao lado da capital espanhola, Madri, sede permanente da União das Cidades Capitais Ibero-americanas). “São Paulo tem se projetado nos últimos anos como capital da diplomacia de cidades, somando mais de 15 grandes eventos até o fim de 2024”, afirma a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy. Em agosto, por exemplo, a capital paulista foi um dos principais articuladores da reativação do Fonari (Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais). “O papel dos municípios nas relações internacionais é cada vez mais relevante: são negociadores, operadores e implementadores fundamentais da agenda global de desenvolvimento. Mais próximos da população, são eles a primeira instância na oferta de serviços públicos. Governos nacionais, regionais e locais precisam atuar conjuntamente para oferecer respostas efetivas no enfrentamento das vulnerabilidades sociais.”

Confira detalhes da programação do SPIS:

Encontro Anual da Plataforma de Cidades da América Latina e do Caribe para a Inovação Urbana do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Data: 20 a 22 de novembro

Local: Inspira Sampa (Rua Líbero Badaró, 425, 6º andar)

O evento será realizado no espaço do Inspira Sampa, da Prodam/SP. Cerca de 40 participantes de nível técnico das áreas de inovação urbana e tecnologia de 15 cidades, de 9 países latino-americanos, vão se reunir para compartilhar experiências voltadas ao desenvolvimento urbano, consolidando a colaboração entre os municípios participantes da Plataforma e soluções inovadoras de planejamento e gestão.
A organização financeira internacional foi criada em 1959 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social na América Latina e no Caribe. O BID fornece financiamentos e assistência técnica para projetos em uma grande variedade de áreas, incluindo infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir a pobreza e promover o crescimento econômico na região. A instituição é composta por 48 países, sendo 26 mutuários da América Latina e Caribe (beneficiários diretos dos programas), e outros 22 países não-mutuários, como Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, Japão e Reino Unido.

XXVIII Cúpula de Mercocidades

Data: 22 a 24 de novembro

Local: Prefeitura de São Paulo (Viaduto do Chá, 15, 3º andar) e Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos)


Delegações de mais de 70 cidades de 9 países sul-americanos são aguardados na 28ª Cúpula de Mercocidades. Na ocasião, o Prefeito Ricardo Nunes será oficializado como presidente da rede para o período entre novembro de 2023 e novembro de 2024, sucedendo a presidência de Montevidéu.
Além de oficializar o corpo diretivo da rede, a Assembleia é o órgão máximo de deliberação da entidade, reunindo todos os membros que aprovam posicionamentos e o planejamento de atuação conjunta. Um novo plano de trabalho anual será aprovado, assim como todos os integrantes do conselho, entre outras atividades;
Com o lema “diverCIDADES: Inclusão para a Agenda 2030”, São Paulo irá trabalhar com três eixos temáticos ao longo de sua gestão à frente da rede: “Cidades Plurais e Inclusivas”; “Cidades Globais e Sustentáveis” e “Cidades Inovadoras e Eficientes”.

XX Assembleia Geral da UCCI (União das Cidades Capitais Ibero-americanas)

Data: 21 de novembro

Local: Prefeitura de São Paulo (Viaduto do Chá, 15, 3º andar)


No próximo dia 21 de novembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, vai sediar a 20ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), à qual estarão presentes pelo menos 40 representantes de alto nível de 18 cidades. Durante a reunião, o Prefeito Ricardo Nunes assumirá a copresidência da rede, exercida ao lado de Madri, onde a UCCI está estabelecida desde sua fundação, no início da década de 80. Ricardo Nunes será o anfitrião do encontro, cujo tema este ano é “Ibero-América: uma região diversa para um futuro de prosperidade compartilhada".
Durante a assembleia, a UCCI definirá questões estratégicas e novos titulares do corpo diretivo para o período de 2024 a 2025. Será um espaço de diálogo para que os representantes de alto nível dos governos locais das capitais ibero-americanas debatam os desafios, necessidades e objetivos comuns de suas gestões no contexto mundial atual. Fundada em 1982, a UCCI é composta por 29 cidades. Mesmo não sendo a capital de jure do Brasil, São Paulo é membro desde 1989, dada a sua relevância nacional e internacional.

II Fórum Anual da Aliança de Bancos Subnacionais de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe

Data: 23 e 24 de novembro

Local: Prefeitura de São Paulo (Viaduto do Chá, 15, 3º andar) e Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade)


A Aliança foi lançada em abril de 2021 como um desdobramento do Finance in Common Summit (FiCS) de 2020, realizado em Paris, na França. Os Bancos Subnacionais de Desenvolvimento (SDBs) são bancos públicos de desenvolvimento ou instituições financeiras apoiadas por governos nacionais ou estados em países federais, com o mandato específico de financiar governos e partes locais interessadas, a exemplo da Desenvolve SP, a agência de fomento do governo do Estado de São Paulo.
Neste fórum, participarão representantes de bancos subnacionais de desenvolvimento (SDBs) da América Latina, representados por seus CEOs, instituições financeiras de desenvolvimento, a exemplo do Banco Europeu de Investimento, e outras organizações internacionais que atuam na região, bem como governos locais e suas redes, além de representantes do setor privado.