Expo Internacional da Consciência Negra: Aílton Graça defende mobilização antirracista

Embaixador do evento, ator fez apelo ao lado da secretária Marta Suplicy e da coordenadora do festival, Elaine Gomes, durante encontro com influenciadores negros para apresentar programação da III Expo na Roda Rico, maior roda gigante da América Latina

Dezenas de influenciadores negros, engajados no combate ao racismo diariamente e em contato com milhares de pessoas em suas redes sociais, conheceram nesta terça-feira, 7, detalhes da programação da III Expo Internacional Dia da Consciência Negra.

Eles participaram de um café da manhã com a presença do embaixador da Expo, o ator Aílton Graça, da coordenadora do festival, Elaine Gomes, e da secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Marta Suplicy. Marcada para os dias 18 a 21 de novembro no Memorial da América Latina, com entrada gratuita, a Expo é uma das vertentes da política pública da Prefeitura de São Paulo na gestão Ricardo Nunes: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, uma parceria entre as secretarias municipais de Relações Internacionais e Educação.

Com direito a pocket show do cantor Zaia, do grupo Filhos da Bahia, apresentação de bailarinos da escola de dança Espaço Ubuntu e playlist do DJ Black Mad, da 105 FM, o encontro com os influenciadores ocorreu na Roda Rico, a maior roda gigante da América Latina, localizada no Parque Villa-Lobos. Em clima descontraído, os convidados ouviram um pedido emocionado de Aílton Graça para ajudarem no esforço de reletramento racial da sociedade. "Estamos fazendo o enfrentamento de uma estrutura que é nossa, do nosso país. O mundo, em algum momento, resolveu criminalizar, subjugar a nossa cor”, disse Aílton. “Quando perdidos, procuramos a luz do farol. É o farol da nossa história, dos nossos ancestrais, por isso é preciso sorrir e buscar por quem continua perdido." E insistiu: “Precisamos resgatar alguns irmãos e irmãs que estão à deriva. O racismo estrutural é eficiente para nos manter distantes. Precisamos de encontros como a Expo e temos de buscar aliados, mesmo aqueles que não são negros, mas que estão ao nosso lado na luta, na causa (antirracista).”.

Vencedor do Kikito de Melhor Ator no último Festival de Gramado por seu papel no filme Mussum, Graça falou aos influenciadores logo após a secretária Marta Suplicy, que apresentou o Farol e fez um balanço das ações da Prefeitura na promoção da igualdade racial. "A nossa função é essa: colocar sementes no combate ao racismo. Porque esse é um país racista estruturalmente, nós temos uma história que levou a isso, a história passada, mas a gente está transformando o presente e construindo um futuro mais inclusivo e igualitário", afirmou Marta, destacando que a cidade vai sediar, logo após a Expo, o Fórum Global Contra o Racismo e a Discriminação da Unesco, agência das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura, entre 29 de novembro e 1 de dezembro.

"O Farol é como sair de um mundo platônico. A gente que veio de comunidade, sabe como é difícil, todo dia a gente tem que se afirmar, provar que podemos estar aqui. Aqui é nosso lugar. A Expo é um objeto final de todo um trabalho que construímos ao longo do ano, e eu estou aqui representando professoras, mulheres, o povo negro", explicou Elaine Gomes ao apresentar destaques da programação da terceira edição da Expo, que terá quatro painéis de debates diários, além de shows de grandes nomes da música, feira de afroempreendedores, atividades multiculturais e espaço para crianças em toda a extensão do Memorial da América Latina, na Barra Funda. A filósofa Katiuscia Ribeiro e a ex-ministra de Justiça da França, Cristine Taubira, estão entra os painelistas convidados. No palco principal da Expo, o line up inclui Pagode da 27, Filhos da Bahia e Vanessa da Matta, entre outras estrelas.

“Um espaço como esse é fundamental. Muitas vezes temos a sensação de que somos vozes dispersas e aqui eu tive a oportunidade de ver que tem muito mais gente envolvida. Trocar ideias, pautas, enfim, ver presencialmente que é um movimento único. Isso nos faz mais fortes”, disse a influenciadora Aline Monteiro, uma das comvidadas.

O encontro na Roda Rico foi mais uma ação de “esquenta” para a III Expo Internacional Dia da Consciência Negra. Em 2023, a Expo vai debater os 20 anos da lei 10.639.03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e sua efetiva aplicação. Para mais informações sobre a III Expo Internacional Dia da Consciência Negra acesse: https://bit.ly/Apresentação_IIIEXPO  e siga nossas redes: @consciencianegrasp

Serviço

III Expo Internacional Dia da Consciência Negra: de 18 a 21 de Novembro, das 10h às 22h.
Memorial da América Latina - Av. Mario de Andrade 664 – Barra Funda – São Paulo
Entrada gratuita