Prefeitura recebe VI Encontro Mundial de Jovens; Agenda 2030 da ONU é tema de reunião entre secretários e estudantes

Marta Suplicy apresenta ações da Cidade de São Paulo na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Aline Torres (Cultura) e Soninha Francine (Direitos Humanos e Cidadania) destacaram ações de suas áreas voltadas para a juventude

Cerca de 100 estudantes de 19 países diferentes, reunidos no VI Encontro Mundial de Jovens, foram recebidos na sede da Prefeitura de São Paulo nesta terça-feira, 24. As secretárias municipais de Relações Internacionais, Marta Suplicy, de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, e de Cultura, Aline Torres, representaram o prefeito Ricardo Nunes no evento e fizeram um balanço de ações voltadas para a juventude e o desenvolvimento sustentável.

O Encontro, realizado pela primeira vez em 2016, no Vaticano, é uma iniciativa de dois movimentos educacionais que têm o apoio do Papa Francisco: o Scholas Occurentes e a World ORT. Em São Paulo desde o início da semana, os jovens visitaram parte das instalações da Prefeitura no Edifício Matarazzo, incluindo o jardim na cobertura. Na atividade com as secretarias e a Coordenadoria de Ações para a Juventude, comandada por Ramirez Lopes, os estudantes assistiram a um trecho do documentário “Virada de Chave” e conheceram parte das ações municipais para colocar em prática a Agenda 2030 e implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Apenas alinhados aos ODS vamos conseguir enfrentar a profunda crise climática que assola o planeta”, afirmou a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy. “Na definição da própria ONU, nossa Virada ODS é o maior evento do mundo realizado por um governo local para promover a Agenda 2030 e a conscientização em torno dos ODS. Mas somos exemplo também porque nosso plano de metas, orçamento e a execução de todos os programas municipais estão vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

Já Aline Torres apresentou os programas Criatividades e Jovem Monitor/a Cultural e Soninha Francine, que encerrou a reunião, explicou as áreas de atuação da Secretaria de Direitos Humanos e fez apelo para que os estudantes sigam ativos na luta por um mundo melhor. O diretor mundial da Fundação Scholas Occurrentes, José Maria del Corral, e o presidente da Vrio Corp, Dario Werthein, que apoia o programa educacional e o encontro, fizeram falas na mesma linha, de incentivo ao protagonismo jovem, à cultura da paz. Este aliás é um dos princípios do encontro, que tem representantes de Brasil, Argentina, Israel, Estados Unidos, Espanha, Colômbia, África do Sul, Haiti, México e Itália, entre outros países. Nesta terça-feira, 24, é comemorado o Dia das Nações Unidas, em alusão à fundação da ONU, ocorrida em 1945, após a Segunda Guerra Mundial.

Mascote da Virada ODS, a capivara Vitória, foi um dos destaques das atividades com os jovens, que ganharam ainda uma “semente mágica” de recordação (ao brotar, as folhas da muda de feijão terão a sigla ODS).

Sobre o Scholas Ocurrentes

O programa Scholas Ocurrentes tem sedes próprias em 15 países, além de estar integrado a 400 mil centros educativos em outras dezenas de nações, atendendo ao todo mais de 1 milhões de jovens. A Prefeitura de São Paulo dialoga com a instituição para intercambiar experiências há vários anos. No ano passado, por exemplo, representantes de três secretarias participaram de encontro na Argentina, promovido em parceria com a rede Mercocidades.