Cidade de São Paulo participa da Cúpula dos ODS, em Nova Iorque

Durante a Cúpula foram apresentadas políticas públicas da capital paulistas, como o projeto “Ligue os Pontos”

Entre os dias 14 e 19 de setembro, a diretora de Assuntos Internacionais Multilaterais, Camila Assis, esteve presente na Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. O objetivo da missão foi representar a Prefeitura de São Paulo em debates sobre o avanço de políticas públicas municipais que visam o cumprimento da Agenda 2030.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) é atualmente a presidente da Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, órgão criado para difundir a Agenda 2030 e os ODS dentro de São Paulo. Desta forma, a participação na Cúpula foi importante para gerar novas perspectivas para a Comissão, a partir dos principais assuntos discutidos na missão.

“A nossa participação, enquanto secretaria, executou funções de promoção internacional, projeção de boas práticas, prospecção de parcerias e posicionamento como capital de diplomacia de cidades, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades. A Cúpula dos ODS proporcionou uma imersão completa na pauta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na capital paulista a pauta é representada na Virada ODS, evento que visa intercambiar experiências e conseguir apoio para as próximas edições”, comenta Camila Assis.

O dia 16 de setembro, foi focado na Mobilização dos ODS: foram criadas oportunidades para as partes interessadas de todos os setores se reunirem dentro da sede das Nações Unidas e apresentarem perspectivas de articulação e diálogo sobre a governança local nas próximas cúpulas de alto nível. Na ocasião, a iniciativa “Ligue os Pontos” foi destaque, pois promove os ODS e liga políticas públicas que fortaleçam a interação entre áreas urbanas e rurais nas cidades.