Prefeitura de São Paulo integra o Youth Bootcamp Inclusive and Sustainable Cities, na Itália

Representantes da secretaria de Relações Internacionais trocaram experiências e participaram de mentoria para criação de políticas antirracistas

Entre os dias 2 e 10 de setembro, as assessoras de projeto da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), Luísa Góis e Rhebeca Luíza, participaram do Youth Bootcamp Inclusive and Sustainable Cities, evento promovido pela Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis (ICCAR), na cidade de Pollica, Itália. O objetivo da agenda foi promover a troca de experiências e ações conjuntas de combate ao racismo e à discriminação, com o objetivo de alinhar nossas políticas locais às principais agendas globais de desenvolvimento.

Iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a ICCAR é uma rede global com mais de 500 membros em todo o mundo, dedicada a apoiar autoridades locais no combate ao racismo e à discriminação. A presença de representantes de São Paulo no Youth Bootcamp promovido pela rede, foi essencial para que as representantes conhecessem a visão de especialistas e formuladores de políticas públicas, bem como partilhassem as ações de São Paulo, o que resultou em novas perspectivas para as políticas locais dentro da pauta.

“A missão foi não só crucial para ampliarmos nossas visões a respeito das políticas públicas de São Paulo na temática, como também uma ação importante para posicionar a cidade internacionalmente, como estabelecido no no Programa de Metas 2021-2024, . A missão contribuiu na percepção de que apesar de nossas diferenças geográficas e, por vezes, históricas, possuímos desafios compartilhados e podemos – e devemos - nos fortalecer com ações internacionais conjuntas nesse sentido”, explica a assessora Luísa Góis.

A capital paulista já integra a Coalizão de Cidades da América Latina e Caribe contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia (LAC), além de estar à frente da liderança da criação da Coalizão Brasileira de Cidades Contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia. A Prefeitura busca por meio da política “São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural” alcançar a igualdade racial entre os paulistanos.

“O evento foi de grande importância para a internacionalização das políticas da capital paulista, incluindo o Farol Antirracista, a Expo Internacional Dia da Consciência Negra, dentre outras iniciativas, bem como para adquirir conhecimentos e insumos que beneficiarão futuras iniciativas na cidade”, completa a assessora Rhebeca Luíza.