São Paulo terá espaço no Pan e Parapan de Santiago para divulgar ações e atrair negócios e turistas

Espaço Cidade de São Paulo na Casa Brasil estima receber mais de 30 mil visitantes durante 27 dias na capital chilena

A Prefeitura de São Paulo vai montar o espaço Cidade de São Paulo na Casa Brasil, em Santiago, no Chile, durante a realização dos Jogos Panamericanos, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, e Parapanamericanos, entre os dias 17 e 26 de novembro. Será uma oportunidade para ampliar a visibilidade das ações e projetos da cidade de São Paulo, além de incentivar novos negócios internacionais e captar recursos.

“Ao participar em Santiago do Espaço São Paulo na Casa Brasil, damos apoio a nossos atletas, além de levar o nome da cidade de São Paulo para o mundo, mostrando que a gente valoriza o esporte e os atletas", disse o prefeito Ricardo Nunes durante o lançamento do espaço nesta terça-feira (26), ao lado de representantes do Centro Olímpico Brasileiro (COB), atletas e ex-atletas.

O prefeito afirmou ainda que foram investidos R? 3,7 milhões no Espaço São Paulo na Casa Brasil em Santiago e serão investidos R? 15 milhões no Espaço São Paulo durante a Olimpíada de Paris, em 2024.

Os Jogos Pan-Americanos reúnem mais de sete mil atletas de 41 países buscando o índice para os Jogos Olímpicos, com mais de um milhão de ingressos vendidos e mais de 20 milhões de espectadores na TV. O Time Brasil será representado por cerca de 620 atletas e uma delegação de mais de 1.000 pessoas envolvidas. Já os Jogos Parapan-Americanos contarão com 17 modalidades, e a expectativa é que cerca de 300 atletas representem o Brasil.

O objetivo da Prefeitura com essa participação é posicionar São Paulo como uma cidade inclusiva, sustentável e inovadora por meio de ações que dão visibilidade aos projetos realizados por diversas secretarias municipais. “A iniciativa vai promover o nome de São Paulo e mostrar para o público a força da cidade no turismo, na gastronomia, na cultura, sustentabilidade etc”, disse o secretário municipal de Esportes, Cacá Vianna.

O Espaço Cidade de São Paulo receberá empresários, atletas, torcedores e autoridades para fomento de empresas brasileiras, promoção de encontros bilaterais, compartilhamento de experiências e políticas públicas, atração e divulgação de possibilidades de negócios. A expectativa é de que passem pelo espaço mais de 30 mil visitantes durante 27 dias.

“O Brasil será o único país que terá uma casa durante os Jogos Panamericanos e a cidade de São Paulo, a primeira parceira em um projeto como esse. A casa terá exposições e artes, entre outras atrações. A maior delegação será a de nosso país, com 650 atletas”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

“É uma ótima oportunidade para a cidade de São Paulo estreitar laços comerciais com os países participantes, trocar experiências e compartilhar pautas relevantes, como inclusão social, sustentabilidade e o enfrentamento do racismo”, comentou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy. "Queremos, por exemplo, trazer novas adesões internacionais para a Declaração de São Paulo contra o Racismo Estrutural, que traz compromissos claros para enfrentar a discriminação e o preconceito e já teve adesões de cidades como Montevidéu e Praia, capitais respectivamente do Uruguai e de Cabo Verde."

Já a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, lembrou da importância desse espaço para os atletas paralímpicos também. “Para vocês terem uma ideia da importância desse evento para os paratletas, o Brasil é o maior medalhista das Américas. Esse evento é uma oportunidade de dar visibilidade à nossa causa. Tenho certeza de que será um sucesso, será um grande marco na história da nossa cidade."

“Vamos para Santiago com nossos melhores atletas, para fazer história mais uma vez. A Casa Brasil será um hub para celebrarmos nossas centenas de medalhas com nosso público, receber a imprensa, amigos, patrocinadores, e reunir as pessoas em torno da causa paralímpica, e divulgar o potencial e engajamento da cidade de São Paulo na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade por intermédio do esporte”, disse Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB.

Veja outras ações dentro do Espaço São Paulo:

• Totem com óculos de realidade virtual mostrando os parques e a cobertura verde da cidade

• Apresentação de intervenções em 3 aquários expostos na sala de reunião durante todas as agendas realizadas no local

• Jardim de chuva

• Pátio de Compostagem

• Pavimento de Asfalto Reciclado Espumado

• Curadoria cultural e artística de toda a programação da Casa, que mostram a diversidade da cultura da cidade de São Paulo

• Curadoria gastronômica assinando o cardápio com comidas típicas paulistanas

Brasil em Santiago
A Casa Brasil, onde ficará o Espaço Cidade de São Paulo, é um projeto do COB e ficará localizada no Parque Araucano, espaço no bairro de Las Condes. A proposta é reunir cultura, turismo, esporte e entretenimento ao longo de todo o Pan 2023. Com capacidade para 500 pessoas e entrada gratuita, a Casa Brasil em Santiago contará com uma programação entre shows e eventos com referência à cultura brasileira, exposições que valorizam o Movimento Olímpico, gastronomia, estúdio do Canal Olímpico do Brasil, área VIP e loja com produtos do Time Brasil, além da promoção de ações voltadas às marcas parceiras.

O COB começou a realizar a Casa Brasil em Atlanta 1996, com o objetivo de divulgar a imagem do país e realizar coletivas de imprensa dos medalhistas. Já nos Jogos Olímpicos Rio 2016 passou a ter o formato atual: mais focada nos atletas e na experiência, servindo também como plataforma de posicionamento, divulgação e ativações.

O local é o ponto de referência do país em grandes eventos mundiais, como os Jogos Olímpicos. Em Santiago, a Casa segue com o conceito inovador e projeto arquitetônico pensado para atrair o público no geral e fãs de esporte.

O Canal Olímpico do Brasil fará uma transmissão inédita dos Jogos Pan-americanos em suas duas principais plataformas: o YouTube e site do Time Brasil/Canal Olímpico do Brasil.