CEUs recebem programação especial no Dia Global da Ação para os ODS

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo permite que estudantes conheçam e reflitam sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de manifestações culturais

Na última segunda-feira (25), a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Relações Internacionais e Educação, promoveu o “Dia D”, uma ação sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Centros de Educação Unificados (CEUs) espalhados pela capital paulista. A iniciativa contou com a exibição do documentário “Virada de Chave”, Hip Hop e batalhas de rima, dá continuidade as ações da Virada ODS e aconteceu das 14h às 17h.

Em 25 de setembro de 2015, líderes mundiais de 193 países firmaram um compromisso com os 17 ODS, formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde então, a data foi definida como o “Dia Global da Ação para os ODS”. Pensando na ampliação do conhecimento e engajamento civil na Agenda 2030, o “Dia D” pretende conscientizar os estudantes por meio de manifestações culturais urbanas. As atividades realizadas foram transmitidas pelo canal do Youtube da Virada ODS.

“Alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é uma prioridade da Prefeitura, mas também é dever de todos, de cada um de nós. Só assim poderemos lidar com a grave crise climática que assola o planeta; e educar, conscientizar e mobilizar é o melhor caminho para que de fato trabalhemos todos juntos”, afirmou a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy. “Por isso vamos comemorar o Dia D justamente nas escolas.”

Para o secretário de Educação, Fernando Padula, é importante que esta temática seja trabalhada de forma de lúdica para garantir o engajamento dos estudantes. “Teremos uma programação diversa nos CEUs para entreter públicos de diferentes idades, alertando-os sobre a importância dos temas da Agenda 2030.”

A ativação apresentou aos alunos esta agenda transversal que visa o desenvolvimento sustentável, abordando a erradicação da fome, paz e justiça, trabalho descente, etc. Para que municípios, estados e país melhorem seus índices sociais, econômicos e ambientais é preciso que o poder público, empresas e cidadãos estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ação trouxe essa reflexão aos jovens de forma dinâmica e criativa.

Virada ODS

Desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), A Virada ODS é um evento estratégico que faz parte do cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, designada como diretriz de políticas públicas em âmbito municipal. Seu principal objetivo é ampliar a conscientização acerca dos ODS para popularizar e intensificar o engajamento social na disseminação e implementação desta agenda global.