São Paulo participa de Conferência Internacional para acompanhar a implementação da Agenda 2030

Em Guadalajara, México, os representantes da capital paulista trocaram experiências com as demais cidades participantes sobre boas práticas e concretização da Nova Agenda Urbana do ONU Habitat

Entre os dias 27 e 30 de agosto, o coordenador de Assuntos Internacionais Bilaterais, João Paulo Oliveira, e a assessora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Julia Marin, estiveram em Guadalajara, no México. Os representantes da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) participaram da 2ª edição da Conferência Internacional de Habitação para América Latina e Caribe - “International Habitat Conference for Latin America and the Caribbean” (CIHALC) 2023 -, promovida pela International Urban and Regional Cooperation (IURC - América Latina). O intuito foi acompanhar a implementação da Nova Agenda Urbana do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e trocar experiências entre as cidades presentes.

A Nova Agenda Urbana do ONU-Habitat é um dos principais documentos que visam orientar o desenvolvimento urbano sustentável, pautando princípios para o planejamento, construção e gestão de áreas urbanas.

A CIHALC é uma conferência criada para o seguimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em âmbito local e regional. A edição de 2023, sediada na Universidade de Guadalajara, abordou a Nova Agenda Urbana a partir do tema central os “Desafios da Convivência – Novas Alianças para um Habitat Compartilhado”.

“Com o objetivo avançar em trocas de experiências e compartilhamento de políticas públicas, a missão, foi importante para identificar oportunidades de cooperação e boas práticas com representantes de outras cidades latino-americanas e europeias, além de projetar e promover internacionalmente a Cidade de São Paulo dentro de temáticas tão relevantes, como a revitalização dos centros urbanos e adaptação às mudanças climáticas”, explica João Paulo.

Dentre as agendas da conferência, os representantes da SMRI puderam presenciar a fóruns intersetoriais e intergovernamentais sob o objetivo de promover o diálogo, a cooperação e possíveis soluções para o habitat na região e acompanhar a implementação de agendas globais: o Desenvolvimento Sustentável Objetivos e a Nova Agenda Urbana das Nações Unidas.