Prefeitura de São Paulo reativa o Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais

Como parte da programação da II Semana Internacional de Diplomacia das Cidades, o FONARI volta as suas atividades presenciais com o objetivo de se tornar mais dinâmico, eficiente, consolidando as estruturas locais de relações internacionais

Desde 2019, o Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI) estava inativo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) o FONARI volta a suas funções nesta última quarta-feira (23) durante uma cerimônia de abertura oficial, no edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo.

Uma organização sem fins lucrativos, o fórum é composto por gestores técnicos e políticos atuantes na área internacional e áreas correlatas das cidades brasileiras. Sua criação formal ocorreu em 2009, porém suas atividades tiveram início em 2005, com o objetivo de discutir a necessidade de um marco legal para a diplomacia federativa no país, que até então não contava com respaldo legislativo.

“Estamos diante de um momento histórico para a diplomacia de cidades brasileiras: a reconstituição do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais em sua plenitude. Na condição de espaço para os gestores de Relações Internacionais dos municípios desenvolverem e fortalecerem a atuação de suas cidades de maneira coordenada, o FONARI precisa articular a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição capaz de modernizar a legislação e fazer justiça às capacidades internacionais das cidades brasileiras”, explica a secretária Marta Suplicy.

São Paulo promoveu a reativação do FONARI, e desde o início de 2023 a cidade assume o cargo de Presidente Interina da organização, viabilizando a prospecção internacional de outros municípios do país. Durante a cerimônia, os participantes também analisaram e discutiram o novo estatuto e as propostas de candidatura para ocupar os cargos à presidência e diretoria executiva da Gestão 2023-2025. No segundo dia de programação do fórum, serão eleitos os candidatos e será aberto um debate com o tema: “Relações Internacionais Subnacionais: Passado, Presente e Futuro”.