Prefeitura de São Paulo inicia II Semana Internacional da Diplomacia de Cidades (II SIDC)

Programação viabiliza um espaço para debates que aproximem gestores municipais de relações internacionais, acadêmicos, representações diplomáticas de agências de cooperação e de organismos internacionais, redes de cidades e Governo Federal

Nesta terça-feira (22), a Prefeitura de São Paulo foi palco da abertura da II Semana Internacional da Diplomacia de Cidades (II SIDC) que acontecerá até sexta-feira (25). Ao lado do prefeito Ricardo Nunes, a secretária municipal de Relações internacionais, Marta Suplicy, introduziu o evento que visa promover e fortalecer a cooperação internacional das cidades, além de contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas locais.

Reativar e relançar o Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI) também integra a iniciativa, para que se torne mais dinâmico, eficiente e fortaleça a consolidação das estruturas locais de relações internacionais.

Trocar experiências é uma forma autêntica de cuidar das políticas públicas para o prefeito Ricardo Nunes. Em sua gestão, São Paulo procura solucionar problemas sempre a partir do diálogo. “Esse é o segundo ano consecutivo que participamos deste evento, que é originário de um Projeto de Lei votado na Câmara dos Vereadores e que procura instituir o relacionamento entre as cidades. Nossa capital aprende com as outras”, enfatizou.

A II Semana Internacional da Diplomacia de Cidades visa abrir espaço para a realização de debates no âmbito político e, sobretudo, técnico, para aproximar gestores municipais de relações internacionais, acadêmicos, representações diplomáticas, representantes de agências de cooperação e de organismos internacionais, além de redes de cidades, Governo Federal e outras instituições relevantes.

O evento contou com autoridades do Corpo Consular, de Câmaras de Comércio, Secretariado Municipal, Câmara de Vereadores e outras autoridades.

“Este encontro viabiliza discussões que resultarão em políticas públicas ampliadas e mais eficientes para cada município. À primeira vista, nosso trabalho pode parecer distante do dia a dia da população, mas, na verdade, está presente no centro da atuação da Prefeitura. Na gestão Ricardo Nunes, a cidade reforçou o compromisso de colocar em prática a Agenda 2030 e alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”, explicou Marta Suplicy.

Também estiveram presentes: Paulo Renato Pacheco, presidente da Associação dos Cônsules no Brasil e cônsul–geral Honorário da Suécia; Eliseu Gabriel, vereador de São Paulo - e autor da Lei 17.652/2021; Cris Monteiro, presidente da Comissão de ReIações Internacionais; e a embaixadora Irene Vida Gala, chefe substituta do Ministério das Relações Exteriores.

O coordenador de planejamento em exercício da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias, Daniel Bruno, finalizou o dia ao apresentar a principais ações da pasta que tem atuação fundamental na gestão.