Secretária Marta Suplicy recebe o Prefeito de Seki

Durante o encontro foram apresentadas diversas iniciativas da Prefeitura, como o Currículo Antirracista

Na última segunda-feira (31), a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, recebeu em seu gabinete o Prefeito de Seki, Kenji Ozeki, acompanhado de outras autoridades japonesas. O encontro com os representantes da cidade serviu para apresentar ações de São Paulo, como por exemplo, o programa de política pública “São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural”. O Chefe de Gabinete de RI, Rodrigo Massi, o coordenador de Assuntos Internacionais Bilaterais, João Paulo de Oliveira, e do vereador Aurélio Nomura, também estiveram presentes na ocasião.

Durante o encontro a secretária de Relações Internacionais compartilhou com o Prefeito de Seki o compromisso da Prefeitura de São Paulo em combater o racismo estrutural, iniciativas como o Currículo Antirracista e a Expo Internacional Dia da Consciência Negra, foram exemplos de como é trabalhada essa temática dentro da cidade.

No Brasil há cerca de 2 milhões de cidadãos japoneses, sendo 1,2 milhão (60%) no estado de São Paulo. A maior comunidade japonesa fora do Japão vive na capital paulista, o que nos torna uma cidade diversa e que busca por meio de políticas ser cada dia mais inclusiva. As autoridades japonesas também conheceram o Programa Portas abertas, que dispõe de aulas de português para imigrantes de forma gratuita.

Além disso, São Paulo e Seki são cidades que promovem o turismo sustentável dentro de seu território, a Prefeitura da capital paulista investe no ecoturismo e no desenvolvimento a região de Parelheiros. A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), por meio da Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Sustentável (SECDS), trabalha para posicionar o Polo de Ecoturismo de São Paulo, no extremo sul da capital, como destino turístico sustentável.