São Paulo sedia mostra de Cartier-Bresson

Exposição faz parte do Ano da França no Brasil

São Paulo sedia, a partir desta quarta-feira, dia 16, a exposição “Henri-Cartier Bresson: fotógrafo”. A mostra, que faz parte da programação do Ano da França no Brasil, apresenta 133 das principais fotografias do mestre francês. Na ocasião, será lançado o livro com o mesmo título. Paralelamente, o público poderá conferir uma exposição denominada “Bressonianas”, que explica como o francês influenciou os fotógrafos brasileiros, e a exibição de alguns filmes. 

A mostra tem curadoria de Robert Delpire e coordenação de Eder Chiodetto e ocupa dois andares do SESC Pinheiros. No térreo, estão agrupadas 40 imagens em estilo street photography, com flagrantes de rua que mostram a poesia dos gestos cotidianos. No segundo andar, estão 93 fotos divididos em dois núcleos: “Conflitos”, no qual mostra fatos jornalísticos de relevância, e “Retratos”, onde suas lentes registraram diversas personalidades. 

A mostra “Bressonianas” exibe 42 imagens de sete fotógrafos brasileiros que tiveram influência do mestre: Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, Juan Esteves, Tuca Vieira, Flávio Damm, Orlando Azevedo e Marcelo Buainain. 

Já o livro “Henri-Cartier Bresson: Fotógrafo”, lançado em 1979, faz uma síntese da obra do artista, em 150 fotos (entre elas, todas as fotos da exposição). Trata-se de uma co-edição das Edições SESC SP e a Cosac Naify.

Entre os filmes que serão exibidos, destaque para “A Aventura Moderna: Henri Cartier-Bresson”, de Roger Kahane, que mostra uma entrevista de 29 minutos intercalada com a exibição de algumas de suas principais obras. Nos dias 18 e 19 de setembro, o SESC Pinheiros ainda promoverá dois debates sobre o mestre, intitulados “O Acaso Objetivo”.

Henri Cartier-Bresson (1908-2004) é um dos mais representativos fotógrafos da história. Começou a fotografar em 1931, influenciado pelo surrealismo e ganhou notoriedade ao captar imagens tanto do cotidiano das ruas quanto alguns dos acontecimentos mais marcantes do século XX. Criou, juntamente com outros profissionais, a agência Magnum, em 1947, e seu trabalho é referência para fotógrafos de todas as gerações. 

Abertura - Data: Quarta-feira, dia 16 de setembro de 2009
Horário: 19 horas

Visitação - Data: De 17 de setembro a 20 de dezembro 2009
Horário: Terça a sextas-feira - 10h30 às 21h30 / Sábados, domingos e feriados - 10h30 às 18h30
Local: SESC Pinheiros - Rua Paes Leme, 195