Delegação chinesa conhece projeto ‘Nós do Centro’

Grupo elogiou qualidade e metodologia do projeto

Nesta terça-feira, dia 8, membros do Centro Chinês de Treinamento para Administradores Seniores, além de parceiros da Cooperação Técnica Alemanha, visitaram o projeto Inclusão Social Urbana - Nós do Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A delegação chinesa, representada por 16 prefeitos, deputados, diretores e oficiais de governo, conheceu a estrutura e as ações do Projeto no centro de São Paulo. A visita ocorreu com a mediação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

O diretor nacional do projeto relatou aos visitantes os principais resultados e desdobramentos da iniciativa nos seus três anos e meio de atividades para melhorar a qualidade de vida de pessoas de baixa renda do centro de São Paulo. Ele ressaltou a vinculação do projeto à Política Nacional de Assistência Social, bem como a gestão da Secretaria de Assistência Social em parceria com as secretarias municipais do Trabalho, de Cultura, de Participação e Parceria e Relações Internacionais.

Além da unidade gestora do projeto, os membros da delegação visitaram ainda o Escritório de Inclusão Social, onde puderam conhecer os espaços das oficinas de Geração de Renda, Telecentro, Brinquedoteca, Atendimento Psicossocial, Reuniões Comunitárias e outras atividades realizadas pelo Projeto, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Associação Novolhar.

O objetivo da visita da delegação foi conhecer os modelos de desenvolvimento econômico e social sustentável em grandes e populosas cidades da América Latina, como é o caso de São Paulo. Os visitantes ressaltaram que na China há um Centro de Assistência Social para cada 100.000 habitantes, semelhantes aos Escritórios de Inclusão Social e Centros de Referência de Assistência Social.

“Tivemos, de forma recíproca, uma rica exposição de idéias que poderá ser disseminada em outros projetos sociais, no Brasil, na China e em outras cidades do mundo”, disse o diretor nacional do projeto.

Liu Limin, chefe da delegação chinesa e diretor da Comissão Municipal de Educação de Pequim, disse que o encontro foi uma valiosa experiência, “pois envolve diferentes secretarias em projeto que procura atender com presteza famílias vulneráveis de uma grande região central como este de São Paulo”.A secretária municipal de Shangai, Ma Yili, elogiou a qualidade e a metodologia do projeto e defendeu o desenvolvimento de experiências semelhantes em diferentes países.


Projeto Inclusão Social Urbana - Nós do Centro

Criado em 2006, após iniciativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da União Européia, o projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio das Secretarias de Participação e Parceria, de Cultura, do Trabalho e de Relações Internacionais e as Subprefeituras da Sé e da Mooca. Atualmente, o projeto coordena nove equipamentos de inclusão social com elevada adesão de pessoas e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, além das inúmeras capacitações direcionadas para qualificação de jovens e ingresso no mercado de trabalho.

CTC

O Centro Chinês de Treinamento para Administradores Seniores, (China Training Center for Senior Personnel Management Officials - CTC) é uma das instalações de mais alto nível do Partido Comunista Chinês (PCC) para o desenvolvimento da equipe gerencial do Governo e dos seus servidores. O CTC treina administradores seniores do Partido e do governo, dos Ministérios e das Comissões, bem como o corpo gerencial de empresas estatais responsáveis pela administração de pessoal e desenvolvimento de recursos humanos. O CTC desenvolve pesquisas e fornece consultoria em políticas para o PCC por meio do Departamento dessa organização.
 
Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social