Prefeitura apresenta suas iniciativas durante o Fórum da União Europeia, América Latina e Caribenha

Representante de Relações Internacionais mostra o trabalho de processos descentralizados realizados por São Paulo, como a elaboração do Orçamento Cidadão, durante painel no evento

Entre os dias 11 e 15 de julho, o assessor de Assuntos Internacionais Multilaterais, Jefferson de Faria, esteve presente no Fórum da União Europeia, América Latina e Caribenha, em representação a Prefeitura de São Paulo. O evento uniu membros da sociedade civil e autoridades locais na cidade de Bruxelas (Bélgica), para realizar um intercâmbio inclusivo e discutir oportunidades para a construção de um futuro sustentável e completo para as regiões da América Latina e Caribe.

O Fórum foi uma oportunidade importante de interação entre jovens, sociedade civil e autoridades locais das regiões. Durante o evento, o assessor integrou o painel “Governança Local e Processos de Descentralização”, em que apresentou iniciativas de Governo Aberto e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na agenda municipal.

“O evento possibilitou compartilhar experiências da Prefeitura acerca da descentralização, e nossas melhores práticas para a gestão eficiente da cidade, principalmente com parte de suas próprias atividades descentralizadas com a população, como a elaboração do Orçamento Cidadão, o Plano de Metas e as atividades lideradas pela Coordenação de Governo Aberto, que fortalecem a democracia participativa na cidade. Durante o encontro pude reforçar o posicionamento internacional de São Paulo como importante cidade global e sustentável no hemisfério sul, possibilitando a manutenção dos acordos e parcerias internacionais vigentes, além de novas cooperações com organizações e cidades estrangeiras”, explica o assessor Jefferson de Faria.

O convite para integrar ao Fórum da União Europeia, América Latina e Caribenha foi intermediado pela rede de cidades Mercocidades, a qual a capital paulista terá a presidência durante 2023 e 2024. São Paulo foi a representante oficial da rede durante a ocasião, convidando para o encontro de presidentes e chefes de estado na Cúpula União Europeia e Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (UE-CELAC), que aconteceu na semana seguinte.