Prefeitura da Cidade de Goiás assina declaração antirracista criada pela cidade de São Paulo

Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a Cidade de Goiás celebra seus 296 anos com ato de reparação histórica em praça pública

No último dia 25 de julho, a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SMRI), marcou presença nas festividades do aniversário de 296 anos da Cidade de Goiás. Na ocasião o Governador Ronaldo Caiado, realizou a transferência simbólica das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais para a cidade e por uma iniciativa da Prefeitura local foi firmado um pacto antirracista entre São Paulo e Goiás, com o apoio do Prefeito Aderson Gouvea.

A data foi marcada por um ato de reparação histórica, promovido em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade e Equidade Étnico-Racial e com o Farol de Combate ao Racismo Estrutural, que contou também com a assinatura de dois compromissos: a Declaração de São Paulo contra o Racismo Estrutural e a Coalizão Latino-Americana e Caribenha de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia da UNESCO (ONU). A Cidade de Goiás é a primeira no Brasil, após SP, a firmar esses documentos.

Além do governador e do prefeito, participaram do evento a gerente do Farol de Combate ao Racismo, Elaine Gomes, sua assessora Rhebeca Luíza André de Sousa, a chefe de comunicação da SMRI, Patrícia Sueza, a vereadora da Cidade de Goiás Elenízia da Mata e o Secretário de Políticas de Promoção da Igualdade e Equidade Étnico-Racial, Lázaro Ribeiro de Lima. O ato aconteceu na Praça do Coreto, no centro histórico, local em que em um passado não tão distante, negros, indígenas e animais não tinham permissão para frequentar. Uma barreira foi rompida na noite do dia 25 e uma ponte foi construída entre São Paulo e a Cidade de Goiás para combater o racismo estrutural e unir forças na valorização do patrimônio imaterial regional.

“Estar em Goiás, é um ato de reparação histórica. É fazer com que cada vez mais, outros lugares do Brasil sejam reconhecidos pelo seu trabalho de combate ao racismo. O apoio da Cidade de São Paulo é fundamental para que a Declaração de São Paulo contra o Racismo Estrutural chegue em todos os lugares e realmente seja colocada em prática. De fato, o trabalho feito na capital paulista, consegue auxiliar no trabalho feito em Goiás Velho e poderá impactar as vidas de cada cidadão.”, comenta Elaine.

“Para nós da Cidade de Goiás, a presença do Farol de Combate ao Racismo Estrutural veio para fortalecer as políticas públicas antirracistas propostas pela Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade e Equidade Étnico- Racial que criou o “Pacto antirracista da cidade de Goiás”. Uma parceria que fortalece vínculos em mais um ato de reparação histórica.”, comenta Lázaro.

Na antiga capital turística, destaca-se o Quilombo Alto Santana, certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. Durante as celebrações puderam demonstrar um pouco de suas riquezas culturais, por meio de músicas e danças. A equipe do Farol visitou o quilombo e pode compartilhar as ações da Prefeitura de São Paulo, entre elas, o Currículo da Cidade com orientações pedagógicas, conceitos e práticas para promoção de vivências antirracistas direcionadas à população negra, que vem contribuindo com os educadores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo para uma educação antirracista e promove o reletramento e aquilombamento nas escolas. Além de realizar o convite para participarem da III Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que ocorrerá em novembro.

Essa é uma das ações que a Gestão Ricardo Nunes promove e que agora alcança novos territórios. A união de esforços e a construção de parcerias entre cidades amplia a visibilidade de políticas públicas como a do Farol e inspira novas propostas que visam a inclusão, educação e a promoção de boas práticas, além de fazer parte cumprimento do nosso Programa de Metas 2021-2024.